quinta-feira, 22 de junho de 2017

Cinco crianças de 10 anos estreiam na literatura

GSHOW

No dia exato do São João, 24 de junho, o Aprovado entra no ritmo de arrasta-pé. Jackson Costa apresenta o programa na centenária Fazenda Engenho D’Água, em São Francisco do Conde, Recôncavo. Lá, há sete anos, acontece o Forró do Engenho, um legítimo arraial junino, com direito a bandeirolas, fogueira, todas as comidas típicas da época - amendoim, milho, pamonha, bolo de aipim, canjica - e a sanfona no comando, para não deixar ninguém parado.

Em Salvador, o repórter Pablo Vasconcelos revela “O Diário de Melinda”, primeiro livro lançado por cinco crianças de 10 anos. Daniela Gomes teve a ideia ao ver o livro que o pai tinha escrito e propôs às colegas, que toparam. Elas decidiram que o livro seria escrito de segunda a quinta, na hora do recreio, e a sexta ficaria livre para elas brincarem. Melinda é descrita pelas jovens escritoras como uma nerd que trocou São Paulo por Salvador e não conseguiu se adaptar na escola, sofrendo bullying. A garotada pretende fazer cinco livros.

As crianças querem falar e precisam ter atenção. É esta a proposta da metodologia Reggio Emilia, criada em uma cidadezinha no norte da Itália. “A pedagogia da escuta é uma abordagem educativa conhecida e valorizada no mundo inteiro, justamente por essa ideia de escuta, de valorização da criança”, diz a pedagoga Daniele Dourado Meyer. A escola percebe a criança como protagonista de sua história, o que é estimulado através de diferentes estratégias pedagógicas.

Priscilla Aducca se formou em direito, mas não exerceu. Depois de buscas e questionamentos, criou o projeto Mulheres Que Inspiram, que reúne iniciativas e histórias de mulheres inspiradoras de diversos segmentos. “O projeto se sustenta sobre o tripé arte, empreendedorismo e sustentabilidade, sob a ótica do feminino”, explica. Priscilla conversa com algumas dessas mulheres, como a designer de moda Goya Lopes, voltada para a cultura negra, e Isabela Silveira, que criou o projeto Eu aceito, Eu Ofereço, que permite que mulheres ajudem ou sejam ajudadas.

Ator, diretor e dramaturgo Aldri Anunciação, criador do projeto Melanina Acentuada, entrevista o fotógrafo Edgar Azevedo, especialista em retratar negros. “A gente tem uma paleta de cores gigantescas, desde o negro muito retinto ao não retinto. É importante se retratar isso, porque somos minoria, não somos representados devidamente”, diz Edson. “Quando eu comecei a entender que com isso poderia falar sobre minhas questões, minhas origens, fui me reencontrando e me descobrindo, entendendo quem eu sou”, complementa.

O professor e poeta Jorge Portugal fala de educação e dá dicas de como fazer uma boa redação, lembrando que é uma matéria eliminatória. “Se ligue nos temas candentes de nossa realidade, porque daí virá o tema da sua redação”, diz Portugal, que tem gravado vídeos das aulas e passado para os alunos via redes sociais. Tudo isso é sábado, às 8h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário