segunda-feira, 26 de junho de 2017

Projeto Teatro na Escola inicia atividades no CEEP José Pacífico

PI.GOV.BR

Os alunos realizaram as primeiras apresentações no teatro da escola.

Ascom Seduc
Apresentação de alunos de curso do Projeto Teatro na Escola (Ascom Seduc)
O Projeto Teatro na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica Profissional (Uetep), no Centro Estadual de Educação Profissional José Pacífico de Moura Neto, no bairro Dirceu Arcoverde, tem boa aceitação por parte dos alunos da escola. Na quarta-feira (21), no teatro de arena do CEEP, os alunos do curso realizaram as primeiras apresentações.
As encenações foram de forma individual, com o objetivo de instigar e provocar nos alunos a necessidade de criação e improviso, deixando-os à vontade sobre temas livres, verificando, assim, o potencial artístico de cada um, como também fazer uma analise do nível de atuação, os limites e como superar tais limites físicos e psíquicos.
De acordo com a diretora da Uetep, Adriana Moura, essa é mais uma determinação da secretária da Educação, Rejane Dias, em introduzir nas escolas da rede estadual de ensino, vários projetos culturais que venham a contribuir para a autoestima dos alunos e também que funcione como uma forma de descobrir talentos artísticos dentro dos Centros Educacionais.
Segundo o professor do curso, o cineasta e dramaturgo Cícero Filho, essas primeiras apresentações são importantes para identificar o nível cultural e a sensibilidade do aluno em relação à dramaturgia. "Estamos, nesse momento, aplicando a disciplina Atuação: Construindo o Personagem, e nela aprendemos sobre atuação em palco, marcações, a construção do personagem e suas devidas características, posição social, figurino e adereços. A experiência de vê-los em palco foi gratificante e, na próxima semana, as apresentações individuais devem continuar. Por enquanto, a plateia é formada por eles mesmos. Bate um nervosismo coletivo, mas, aos poucos, quando saem de cena, tudo vira uma grande alegria pelo fato de conseguirem se apresentar. Eles querem muito aprender, serem bons naquilo que se propuseram. São todos jovens esforçados. Cada um deles trabalhou situações e temas da sua vivência como traição, raiva, bullying, depressão e outras situações do universo e realidade que os cerca", destacou Cícero.
O curso terá duração de seis meses e, ao longo do projeto, serão apresentadas quatro peças teatrais. A primeira será um texto de Cícero Filho intitulada "Amor Perfeito" e a apresentação será no teatro de arena do próprio Centro de Educação Profissional. A segunda e terceira montagem serão adaptações de livros da literatura brasileira e a última peça será baseada em texto autoral criado pelos próprios alunos.
Autoria: Socorro Landim

Nenhum comentário:

Postar um comentário