sexta-feira, 30 de junho de 2017

Estudantes protagonizam peça teatral para debater racismo e bullying

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Criada por alunos do 2º, 7º, e 8º ano do Ensino Fundamental e educadores do Colégio Central Casa Branca, de Santo André (SP), para debater racismo, bullying, autoestima e outras questões


Anna Jinga mora na periferia e faz amizades com quatro jovens que buscam ajudá-la a proteger a casa de cultura Reino Matamba, local onde vivem crianças e pode ser derrubado a qualquer momento. Este é o enredo da peça ‘Menina Jinga’, criada por alunos do 2º, 7º, e 8º ano do Ensino Fundamental e educadores do Colégio Central Casa Branca, de Santo André (SP), para debater racismo, bullying, autoestima e outras questões, entre os alunos. A iniciativa foi destaque na 2ª edição do Desafio Criativos da Escola.
A temática do espetáculo foi escolhida após uma aluna negra relatar o racismo sofrido em um intercâmbio cultural entre turmas de teatro. Foi quando surgiu a ideia de criar um grupo para tratar sobre o tema: ao longo de sete meses, a turma de atores amadores, formada por 11 alunos, participou de oficinas criativas, elaboração de personagens, textos e de muita pesquisa sobre a cultura afro brasileira, para criar a história, os personagens, montar a estrutura física da peça. Paralelamente, os alunos lançaram o livro ‘Confissões de Jinga’, que fala sobre a criação da personagem, escrito pela estudante que interpretou a protagonista.
A apresentação, que estreou em setembro de 2016 no teatro da escola e ficou em cartaz durante três meses, impactou os alunos e a comunidade ao trazer uma nova perspectiva para outros estudantes que passavam pelos mesmos dilemas enfrentados pelos personagens da peça. Mesmo com a temporada de apresentações já encerrada, a turma se mantém firme na elaboração de novas obras que contam com a participação e diálogo com o público.
As inscrições para a 3ª edição do Desafio Criativos da Escola já estão abertas e vão até o dia 1º de outubro. Realizada pelo programa Criativos da Escola, do Alana, a premiação irá reconhecer 11 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

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