terça-feira, 16 de abril de 2013

Varginha ocupa 18° lugar no ranking entre as cidades com mais ocorrências na violência escolar


Foto: Ilustrativa

A base de toda sociedade que deveria ser prioridade no Brasil, tem sido deixada de lado e ignorada em vários aspectos, a educação. A relação entre professores tem sido motivo de discussões em reuniões e assembleia entre as autoridades em diversas partes do Brasil. Em Minas, não é diferente, o clima de tensão e violência é realidade em vários colégios da rede estadual e municipal do estado. Entre as 29 cidades com mais de 100 mil habitantes, Patos de Minas é o município com mais ocorrências de crimes em que a referencia é a escola. Cruzando as ocorrências da Policia Militar registradas dentro e nos arredores de instituições das redes particulares, municipais, estaduais e federais em 2011, com o número de estudantes de cada cidade, segundo dados oficiais do Censo Escolar elaborado pelo Ministério da Educação, um jornal da capital realizou um mapeamento inédito dos municípios onde há mais violência no meio escolar.



Varginha



No levantamento divulgado, Varginha ocupa a 18° posição. No que diz respeito ao número de ocorrências, o município não teve seus números divulgados. Quando a posição no ranking de acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a Guarda Municipal atua todos os dias, na porta das escolas do município.

Em 2011 foram 1.363 ocorrências nas escolas desses 29 municípios, um número 3,9% menor que no ano anterior, quando houve 1,417, mas 53,3% superior aos registros de 2009, que somaram 889 queixas. A PM computou ainda 280 crimes violentos contra estudantes, professores e funcionários, chegando a 20,5% do total. Foram 127 registros de agressões, 72 de lesões corporais, 15 de roubos, três de estupros e atentados violentos ao pudor, um assédio sexual, um homicídio e 61 que constaram como “outras infrações contra a pessoa”. Os furtos foram as ocorrências que mais apareceram nas instituições de ensino mineiras, com 393 registros, correspondendo a 29% do volume total de 2011. Em muitos locais os alunos desafiaram a autoridade policial por meio de pichações. Como na Escola Estadual Júlia Lopes de Almeida, no Bairro Saudade, Região Leste de BH, onde frases pichadas com spray preto insultam a PM. As telhas que cobrem o muro estão todas quebradas, segundo moradores e estudantes, por causa de gente que pula por aquele local para entrar ou fugir.


Fonte: Estado de Minas/ Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário