quarta-feira, 17 de abril de 2013

Seduc e Polícia Militar dialogam sobre a violência nas escolas


Durante a reunião, o tenente Paulo Antunes expos os problemas vivenciados nas escolas em que ministraram palestras sobre prevenção da violência e uso de drogas. As escolas devem desenvolver uma diretriz disciplinar de base pedagógica ampla, legitimada pela comunidade escolar, consonante com seu projeto educativo. Essa diretriz deve incluir o desenvolvimento de orientações (regras e procedimentos) disciplinares claras e de base ampla, as quais ganham em legitimidade à medida que são desenvolvidas com a participação dos estudantes, tornadas claras e conhecidas de toda a comunidade envolvida com a escola.
 O major Cleudemir apresentou os trabalhos desenvolvidos em escolas e comunidades pelo Proerd que, com o apoio da comunidade, já conseguiu identificar problemas e modificar hábitos através do tripé: escola, polícia e família. “É necessária, ainda, uma disseminação ampla destas orientações comuns, que assegure que todos os estudantes, pais e profissionais da escola tenham claras as expectativas sociais e pedagógicas que estarão sendo praticadas pela escola”.
 O secretário adjunto da Seduc, Daniel Gomes, reforça que o debate preventivo sobre as situações de violência e drogas deve ser amplamente difundido nas escolas. “Estamos construindo uma rede de integração. Vamos buscar as responsabilidades isoladas e unir para que encontremos as melhores soluções para este problema”, defendeu o adjunto.
 “O objetivo primordial da reunião foi ampliar as ações do projeto dentro das escolas, onde os pais tenham mais participação no ambiente escolar, que sejam próximos de seus filhos para abordarem e serem capazes de identificar esse processo de violência”, ressalta Daniel.
 O major Cleudenir informou que uma das alternativas para o enfrentamento da violência na escola e fora dela é a informação e a formação dos alunos para um despertar para a cidadania. “Desse modo é preciso avançar neste propósito, pois não adianta a escola propor terapia aos alunos vitimizados se não se dispõe também um programa de prevenção a este tipo de violência”, conclui.
 Coube ao adjunto Daniel Gomes detalhar que a Seduc já esta em campanha contra a violência nas escolas. Informou que uma agenda positiva esta sendo desenvolvida pela secretaria junto às escolas da rede. “A secretária Isabel esteve na semana passada em reunião com os diretores das escolas da zona Sul de Porto Velho, a pauta foi a violência nas escolas da região. Estamos nos somando de forma proativa nesta luta”, disse.
 Ainda, segundo o secretário, a proposta é de que a ação seja impactante, envolvendo atividades de combate não apenas à violência, mas também às drogas e à discriminação em todos os sentidos, como racial, sexual, socioeconômica e outras. “Nossa intenção é realizar um trabalho em parceria com a policia militar para congregar e dar suporte a todos os projetos já existentes nas escolas “, finaliza Daniel.
 
Fonte: Decom

Nenhum comentário:

Postar um comentário