terça-feira, 2 de abril de 2013

Atividades interativas conscientizam alunos sobre bullying em escola de Vila Velha



Para conscientizar os alunos do ensino médio sobre os problemas causados pela prática do bullying, a Escola Estadual CatharinaChequer, localizada emVila Velha, realizou uma série de atividades interativas voltadas para a temática. Música com enfoque nacultura de paz, peça teatral e cartazes contra o bullying escolar foram algumas ideias elaboradas pelos estudantes.

Os trabalhos serviram como formade disseminar mais detalhadamente o comportamento tanto das vítimas quanto dos agressores,assim como as suas consequências, como explica a pedagoga da unidade de ensino, Eliana Bravim.

“O bullying é um tipo de violência escolar no qual o agressor é mais forte ou mais poderoso do que a vítima e os comportamentos agressivos são apresentados intencionalmente e repetidamente, gerando consequência tanto para a vítima quanto para o agressor. Tais consequências vão desde sintomas físicos, doenças psicossomáticas a problemas sociais, emocionais e acadêmicos, o que vai depender de diversos fatores, como as características da vítima e a intensidade do assédio”, destacou.
Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um ou mais indivíduos, seja na escola, trabalho, dentre outros locais.

Segundo a pedagoga, o bullying é consequência da intolerância social, uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças e opiniões de indivíduos ou grupos alheios.

“A falta de respeito, a humilhação, ameaças ou a exclusão entre os professores e alunos são atitudes que podem atrapalhar no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Por isso, jamais devem ser praticadas. A escola não deve limitar-se somente a ensinar, mas também deve funcionar como um gerador de comportamentos sociais”, salientou.   
Eliana Bravim ressalta ainda a importância dos pais e da equipe escolar nesse processo, para que se “estabeleça parâmetros claros de regras e comportamentos desejáveis, propagando a não aceitação de qualquer manifestação de violência”.  Para ela, tanto a escola quanto a família devem compartilhar a responsabilidade acerca do bullying, buscando investir em sua prevenção.

A ação integra o calendário escolar da rede pública de ensino e serviu para comemorar o ‘Dia Estadual da Conscientização do Bullying’, celebrado no dia 20 de março.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sedu Rovena Storch/ Aline Nunes/ Karolina Gazoni
Tels: 27 3636 -7705/ 3636-7706
E-mail: rsdamasceno@sedu.es.gov.br/ aanunes@sedu.es.gov.br/ karolina@sedu.es.gov.br/ jgviana@sedu.es.gov.br
Texto: Juliano Viana
Twiter: @sedu_es
Facebook: www.facebook.com/SeduES

Nenhum comentário:

Postar um comentário