quinta-feira, 4 de abril de 2013

Seed realiza acolhimento na Escola Augusto Ferraz


Objetivo é facilitar o retorno às aulas após o incidente
Seed realiza acolhimento para alunos, servidores e professores do Colégio Estadual Augusto Ferraz (Foto: ASN)
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vai promover nesta quarta-feira, 3, às 19h, o acolhimento dos professores e servidores que trabalham no turno da noite na Escola Estadual Augusto Ferraz, com o objetivo de facilitar o retorno às aulas e evitar futuros traumas após o incidente ocorrido nessa unidade de ensino na última segunda-feira, em que um professor foi alvejado por um tiro desferido por um aluno. Professores e servidores terão atendimento psicológico. Já na quinta-feira, 4, no mesmo horário, serão atendidos os alunos com ações do Programa Escolas Promotoras da Cultura da Paz, o qual integra o Comitê de Desarmamento do Governo de Sergipe.

A psicóloga do Programa Qualivida da Seed, Elenrose Paesante, informou que o trabalho de acolhimento junto aos professores consiste em ouvir e também falar com os docentes e servidores. "Situações de violência geram um estresse pós-traumático que podem ocasionar insônia, falta de apetite, medo de retornar ao trabalho, dentre outros. Com o tratamento adequado, esses sintomas diminuem com o tempo, trazendo de volta a rotina normal de atividades na escola", explicou à psicóloga.

Elenrose disse que sempre que ocorrem situações de violência nas escolas da rede estadual, o núcleo de psicologia do Programa Qualivida da Seed faz o pronto atendimento à unidade escolar. "Procuramos minimizar as dores emocionais para que a escola continue com sua função social de ensinar e formar cidadãos" ressaltou.

Ela acrescentou que o Núcleo de Psicologia funciona no Complexo Administrativo da SEED, de segunda-feira a sexta-feira, e se coloca à disposição do servidor e professor para eventuais problemas.

Acolhimento com alunos

Já nesta quinta-feira, 4, o Programa Escolas Promotoras da Cultura da Paz, coordenado pela Seed e  integrante do Comitê de Desarmamento do Governo de Sergipe, fará o acolhimento junto aos alunos do Augusto Ferraz, também buscando evitar futuros traumas junto ao alunado e disseminar a cultura da paz nas unidades escolares.

A coordenadora do programa Escolas Promotoras da Cultura da Paz, professora Maésia Brota, explicou que os alunos serão ouvidos e depois será realizado um momento de reflexão sobre a importância do respeito ao próximo e da valorização da vida.

A ação contará ainda com a presença da secretária adjunta de Estado dos Direitos Humanos, Selma Amorim, que irá proferir uma palestra com tema relacionado à violência no ambiente escolar.

"Queremos conscientizar esses estudantes sobre a importância do respeito mútuo e do diálogo para evitar situações como a que ocorreu na última segunda-feira. Vamos enfatizar que esse foi o primeiro episódio de violência no Augusto Ferraz, e que é uma exceção e não uma regra nas escolas da rede estadual, que sempre busca oferecer a professores e alunos um ambiente seguro de paz e respeito a todos", frisou a professora Maésia.
Fonte: ASN

Nenhum comentário:

Postar um comentário