segunda-feira, 12 de março de 2012

BULLYING DIGITAL CRESCE ENTRE CRIANÇAS E JOVENS

Como atuar em questões de bullying.  Essa foi um dos temas levantados no debate comandado pelo advogado Renato Opice Blum, no CEO’S FAMILY WORKSHOP, promovido pelo LIDE neste final de semana 
 
Bullying é um tema que vem sendo discutido há muito tempo na sociedade moderna. Por essa razão, também foi abordado no 8º. CEO’S FAMILY WORKSHOP, que acontece neste final de semana no Guarujá. A palestra ‘Bullying: quando é exagero ou uma ameaça’ foi proferida pelo advogado e economista Renato Opice Blum, coordenador do curso de Direito Digital da FGVLaw e coautor dos livros Manual de Direito Eletrônico e Internet e Direito Eletrônico: a internet e os tribunais. “Bullying, na prática, é uma situação que produz constrangimento, seja entre quatro paredes ou seja via internet”, disse ele. “Mas quanto mais conectada a sociedade, maior o risco e as consequências do cyber bullying”, afirmou Blum.
 
Segundo o especialista, o bullying é mais nocivo na internet, em função da rapidez, da abrangência e das diversas possibilidades de envio das mensagens pelas mídia sociais. “É preciso que os pais saibam o que os filhos estão fazendo, porque o bullying pode consistir desde um texto que humilha alguém até a postagem de uma foto mentirosa, adulterada ou jocosa, tudo via internet”, esclareceu.
 
Blum coloca o perigo do bullying via rede digital. “A internet é tão poderosa, que uma pessoa que não tem nada a perder pode destruir a vida de outra, ou uma até mesmo uma empresa. Mesmo sendo juridicamente acionada ou condenada, essa pessoa já destruiu a vida de alguém ou de uma família”, exemplificou ele. O especialista falou de diversos casos de bullying que provocaram males e até suicídios, e destacou inclusive os riscos que os pais correm quando seus filhos são autores de bullying. “Os pais podem ser responsabilizados sobre os crimes digitais de seus filhos”, destacou. 
 
E como os pais podem atuar? “A educação espera o bem, mas não nos prepara para o mal. O bullying é mal e precisamos falar e nos preparar para isso”, afirmou. Blum é categórico: “o caminho para prevenção é o controle – tudo o que os pais puderem fazer para saber o que está acontecendo com os seus filhos na internet deve ser feito. Mas o melhor é o diálogo, a participação e integração da família”, ressaltou. Segundo ele, é necessário ter diversos elos especializados no combate ao bullying, além da atuação dos pais: a escola, a legislação e as frentes de apoio no tratamento da vítima de bullying.
 
Sobre o evento:
 
Acontece neste sábado, dia 10, a continuação desse ciclo de palestras do  8º CEO´S FAMILY WORKSHOP , que este ano tem como tema Valores e Princípios para Família e Carreira. Promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariai, presidido por JOAO DORIA JR., o encontro reúne cerca de 200 empresários, com suas famílias, para um final de semana com debates e atividades de entretenimento. 
 
Abaixo a programação do sábado:
 
11h às 12h – Tema: Comportamento
Palestra “Relações afetivas, comportamento e sexualidade”
Palestrante: Laura Muller - é psicóloga especialista em sexualidade e comunicadora social. Sexóloga do programa Altas Horas, da TV Globo, onde responde dúvidas de jovens e adultos todos os sábados. É palestrante da área de comportamento e sexualidade e autora de três livros sobre o tema, entre eles “Altos Papos Sobre Sexo – dos 12 aos 80 anos”. 
 
15h  às 16h – Tema: Educação
Palestra: “Família vencedora é família que educa”
Palestrante: Daniela de Rogatis - é educadora, pesquisadora e consultora na área de educação e família. Há 14 anos preside o conselho do Grupo Rogatis, empresa especializada em Design de Aprendizagem para crianças e jovens. Participa de diversos eventos do Project Zero e do Future of Learning de Harvard.
 
16h15 às 17h15 – Tema: Tecnologia
Palestra: “Bullying: quando é exagero ou uma ameaça”
Palestrante: Renato Opice Blum - é advogado e economista. Coordenador do curso de Direito Digital da FGVLaw. Coordenador e coautor dos livros: “Manual de Direito Eletrônico e Internet” e “Direito Eletrônico: a internet e os tribunais”.
 
17h30 às 18h30 – Tema: Posicionamento
Palestra: “O valor do líder em casa”
Palestrante: Clóvis Tavares - especializou-se em Advanced Marketing pela State University of New York. Ele é o único palestrante do Brasil que conquistou quatro Tops de Marketing. É indicado como um dos 10 melhores conferencistas da atualidade. 
 
18h45 às 20h – Tema: Comportamento
Palestra: “Obstinação”
Palestrante: Oscar Schmidt - mais conhecido como “Mão Santa”, foi uma das maiores estrelas do basquete mundial. Após 32 anos de carreira, despediu-se das quadras nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 e hoje faz palestras por todo Brasil.
 
Sobre o LIDE
 
Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui oito anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 920 empresas associadas (com os braços regionais e internacionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.
 
Fonte: SEGS por Taluana Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário