Numa altura em que a violência escolar volta a estar em discussão, promovendo-se um reforço da autoridade dos professores e responsabilização dos pais por via de um decreto – O Estatuto do Aluno - acaba de ser publicado um estudo de Harvard sobre violência escolar, criminalidade e custos sociais associados a populações escolares de risco. Este estudo evidencia que a escolha da escola reduz a criminalidade e melhora os resultados escolares dos jovens em risco, em virtude do menor abandono e redução de taxas de insucesso escolar.
Aliás, este estudo vem a reforçar o que sociólogos e grupos humanitários Europeus vêm alertando: na Europa Universalista, a centralidade educativa vem criando um ambiente hostil, de exclusão com consequências muito sérias, por ser um rastilho de explosão social.
A escolha da escola é também um instrumento social de prevenção e de inclusão social, sem dúvida uma nova perspectiva de elevada dimensão humana.
O FLE acredita que pais que escolhem tornam-se responsáveis, alunos que escolhem participam na sua escola e professores que têm voz na escola conquistam os seus alunos e ganham o respeito de pais e alunos pela motivação e entusiasmo que colocam no seu trabalho.
Urge olhar para estes jovens dando-lhes uma perspectiva de vida trazendo uma perspectiva humana para a política educativa e confiando nas escolas que em Portugal melhor respondem a este rapazes e raparigas. E quais são elas, será que existe algum estudo credível em Portugal sobre esta matéria ?
Juntamos uma notícia sobre o referido Estudo, bem como o contacto dos professores David J. Deming e Janice B. Riddell disponíveis para todos os esclarecimentos.
Gostaríamos de receber a sua opinião: Vale a Pena receber os nossos Vale a Pena Ler?
Link:
Contactos:
David J. Deming: david_deming@gse.harvard.edu, Harvard University
Janice B. Riddell: janice_riddell@hks.harvard.edu, External
Fonte: blogue da associação internacional dos colóquios da lusofonia
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