quinta-feira, 15 de março de 2012

Quando a criança não aprende – O que fazer?

* Cristiane Ferreira
 
Quando o rendimento escolar dos filhos diminui, os pais devem prestar atenção, pois isso pode ser um sinal de que algo não vai bem.  
 
É normal, em algum momento da vida escolar, que a criança não responda como o esperado e tire notas baixas. Mas, se o rendimento escolar da criança mudou repentinamente ou se desde o início de sua escolarização ela apresenta dificuldades de aprendizagem, é bom investigar o que está causando isso. 
 
São inúmeros os fatores que interferem na aprendizagem de uma pessoa. Identificar e tratar os problemas de aprendizagem é fundamental para que a criança possa aprender.
 
“Dificuldades de aprendizagem” é uma expressão genérica, usada para nomear os fatores que interferem negativamente em situações nas quais a pessoa deveria aprender algo. Uma dificuldade de aprendizagem pode ser de origem emocional, físico-orgânica ou social. Acontece com pessoas em diversas fases da vida, mas é no ambiente escolar que é mais destacada, pois é nessa situação que a aprendizagem é mais cobrada (pelos pais, escola e sociedade) e pode ser verificada (através de provas, notas, etc.).
 
O bullying é um dos fatores frequentes das dificuldades de aprendizagem escolar, pois quando a criança é perseguida e agredida física e moralmente, ela se sente amedrontada e sem ânimo para frequentar a escola. Na maioria das vezes ela não consegue expressar o que sente. Além de causar grande sofrimento psíquico, o bullying interfere diretamente nos processos de aprendizagem.
 
Questões de ordem emocional como estresse ou traumas recentes também podem atrapalhar o rendimento escolar.
 
Além desses fatores, há outras questões que também podem ser causas das dificuldades de aprendizagem: dislexia, dislalia, discalculia, metodologia inadequada.
 
Para resolver o problema, o primeiro passo é investigar o que está causando a dificuldade e, então, realizar a intervenção (tratamento).
 
Um psicopedagogo pode ajudar nessa tarefa, pois através de técnicas específicas o profissional consegue fazer um diagnóstico do problema e indicar o tratamento mais adequado.
 
O tratamento das dificuldades de aprendizagem varia de acordo com o caso e pode incluir desde simples orientações de estudos, até a indicação de sessões psicopedagógicas, prática de artes, esportes ou encaminhamento para outros profissionais, como fonoaudiólogos ou psicólogos, por exemplo.
 
Uma vez diagnosticada a causa e iniciada a intervenção, a criança terá a oportunidade de restabelecer a condição de aprendizagem e continuar seu desenvolvimento de forma tranquila. 
 
Autora: Cristiane Ferreira é Psicopedagoga (www.cristianeferreira.com).
 
Cristiane Ferreira
 
Cristiane Ferreira é formada em Pedagogia pela PUC SP com especialização em Psicopedagogia.
 
Possui formação em dança criativa, ballet clássico, dança árabe, danças brasileiras, dança contemporânea e dança terapêutica.
 
Já atuou como professora de educação infantil, diretora de escola e arte-educadora no Programa Escola da Família.
 
Atualmente é professora titular de ensino fundamental na rede pública de São Paulo, professora de dança e psicopedagoga no Instituto de Psicologia IPSI Brasil.
 
Na clínica psicopedagógica auxilia crianças, adolescentes e adultos na identificação e superação de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Utiliza a dança e a expressão corporal como um dos recursos de intervenção terapêutica. 
 
Nas oficinas de expressão corporal utiliza-se de diferentes técnicas e linguagens de dança, como dança árabe e dança terapêutica. Ministra aulas para crianças, mulheres e oficinas de criatividade e movimento para pessoas da melhor idade.
 
É membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp) e presidente da Seção São Paulo do Conselho Internacional de Dança (CID UNESCO).
 
Serviço
 
Cristiane Ferreira – Psicopedagoga
 
www.cristianeferreira.com
 
Fonte: SEGS

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