Criação de Espaços Jovens destinados ao fortalecimento de práticas  pedagógicas com emprego de atividades sociais e desportivas para  crianças e jovens, ampliação da interlocução entre a segurança e a  comunidade escolar com apoio de um policial militar capacitado para o  desempenho dessa função (policiamento escolar), ampliação do acesso ao  Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para o 1º e 2º  Ciclo. Essas são propostas de ações a serem desenvolvidas conjuntamente  entre a Educação e a Segurança Pública, objetivando a redução da  violência no ambiente escolar e fora dele por meio do Projeto Paz nas  Escolas. Na manhã desta terça-feira (13) a Secretaria de Estado de  Educação (Seduc/MT) - por meio da Coordenadoria de Projetos Educativos  (CPE) - e a Polícia Militar (por meio do Comando Regional II, Várzea  Grande), promoveram uma discussão sobre o tema.
   Professores, coordenadores escolares e diretores das unidades de ensino  da rede estadual e municipal participaram de um encontro onde puderam  conhecer de forma mais detalhadas as propostas a serem implementadas. A  reunião aconteceu no auditório da Escola Estadual José Leite, no bairro  Cristo Rei, em Várzea Grande. No total a cidade possui 44 escolas da  rede estadual e cerca de 60 da rede municipal.
  “Tratamos aqui do que se chama eficácia programática. Não se trata de  uma lei, de uma só ação. Discutimos a validação de ações coletivas. A  construção realizada no dia a dia para que possamos obter paz nas  escolas”, avaliou o presidente da Comissão de Direitos Humanos,  Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia  Legislativa de Mato Grosso, Emanuel Pinheiro.
  O tenente-coronel Wilkerson Felizardo Sandes, que está a frente das  ações da PM na cidade, pontua que "quem deve ter autoridade na escola é o  diretor. Trabalhamos em cima de estratégias, de um plano de trabalho a  ser executado por policiais que foram capacitados para essa atuação”.
  A realização de seminários sobre o tema, a construção coletiva de um  plano de trabalho (por meio da realização de fóruns municipais) e a  compilação dessas informações durante o Fórum Estadual Paz nas Escolas  (realizado em 2011) foram estratégias empregadas para a busca de uma  educação pautada em direitos humanos, destacou a fala da coordenadora de  projetos educativos da Seduc, Janaína Monteiro. “Nós temos a ânsia e o  desejo de ver os produtos desses encontros. Já estamos desenvolvendo um  sistema que unificará as informações e finalizamos uma cartilha para às  escolas”.
  Ela ainda frisou que existe toda uma organicidade, pautada em medidas  preventiva para ajudar na construção de novos cenários. Ela citou ainda o  filósofo francês Michel Maffesoli, por considerar indispensável que se  trabalhe com intelecto e afeto, agregando razão e emoção“. Existo e  sinto, logo penso”.
  O entorno das unidades escolares também será alvo de estratégias de  combate à violência. “Há dois anos já trabalhamos com projetos  objetivando medidas de redução da violência, mas sofremos com a  interferência externa. Na minha unidade já desenvolvemos um projeto - De  Cara Limpa Contra às Drogas - em parceria com a Polícia Civil, e  sabemos da necessidade de trabalhar com parcerias”, conta a coordenadora  pedagógica da Escola Estadual Nadir de Oliveira, no bairro Jardim  Glória. A unidade atende a 1,5 mil estudantes.
  Participaram da reunião o titular da Secretaria Municipal de Educação  (SME/Várzea Grande), Odenil Sebba, e representantes da Secretaria  Estadual de Justiça e Direitos Humanos por meio do Conselho Estadual de  Políticas Públicas Sobre Drogas (Conen/MT), e da Câmara de Vereadores. 
Fonte: 24 horas News

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