quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Defensoria realiza ações de cidadania em escola da Vila Janaina

Seiscentas crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, da Unidade de Educação Básica Roseno de Jesus Mendes, localizada na Vila Janaína, na Região Metropolitana de São Luís, participaram de atividades educativas, como parte das ações do projeto Aprender Brincando, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA).

A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Faculdade do Maranhão (Facam), Casa de Acolhida Marista e tem o patrocínio do Banco do Brasil e Governo federal.

Acompanhados pela equipe do Núcleo Psicossocial da Defensoria Pública, 22 acadêmicos do curso de Pedagogia da Facam desenvolveram atividades junto aos alunos da UEB Roseno Mendes, sob a supervisão da professora Erlinda Miranda. A ação, lúdica e pedagógica, estendida aos estudantes dos dois anexos da escola, teve início com a distribuição da cartilha “Aprender Brincando”, elaborada pela DPE/MA.

“Abordamos de forma lúdica os direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A ideia é desenvolver nos alunos consciência crítica e senso cívico, através de atividades recreativas que despertem seu interesse”, explicou Erlinda Miranda.
 
Temáticas

De acordo com a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Silene Ferreira Gomes, durante as atividades são abordados temas como violência doméstica, bullying, pedofilia, preservação ambiental, direito à saúde, educação, moradia, dentre outros, por meio de oficinas e de estratégias pedagógicas apropriadas à faixa etária dos alunos. Também estão previstas aulas de capoeira, percussão e teatro, em parceria com a Casa de Acolhida Marista, além de rodas de diálogos e oficinas com professores, pais e responsáveis.
 
Melhoria do Ideb

A diretora da UEB Roseno, Lourdinha Queiroga, elogiou a iniciativa da Defensoria Pública Estadual e demais parceiros do projeto, e disse que as atividades desenvolvidas muito irão contribuir também para a melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da escola. “É muito louvável e motivo de orgulho para a nossa escola receber este projeto em tão boa hora, idealizado pelo defensor geral, Aldy Mello Filho, que aqui já esteve por algumas vezes acompanhando, pessoalmente, as várias etapas de execução do projeto”, comentou.
 
Participação dos alunos

A aluna Isabela Almeida, de 12 anos, foi um dos destaques da rodada de leitura dinâmica. Acompanhada pelo acadêmico do curso de Pedagogia da Facam, Gilson José Rodrigues, responsável pelas atividades na turma, ela leu com desenvoltura as primeiras paginas da cartilha do Aprender Brincado, e foi aplaudida pelos colegas, motivando outros voluntários a continuarem a leitura e demais atividades. O projeto será executado na UEB Roseno de Jesus até o próximo ano, com a realização de atividades quinzenais de acordo com o plano de trabalho.

Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário