Edemir Rodrigues
Campo Grande (MS) - A Rede Estadual de Ensino promoveu na quinta-feira desta semana (15) o “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar”. A atividade foi realizada simultaneamente nas 362 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
Para a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, o aluno está aprendendo a combater o bullying. “É um problema que está sendo combatido nas escolas estaduais. A equipe pedagógica está sendo orientada para ter um olhar atento para as situações que podem se tornar uma agressão ao jovem”, alertou a secretária Nilene.
A mobilização em nível estadual contou com atividades e jogos educativos adaptados para o tema como apresentações de teatro, concurso de paródias e palestras.
A Secretaria de Estado de Educação tem desenvolvido ações para enfrentar o problema. “Criamos comitês de combate ao bullying na Secretaria de Estado de Educação e nas escolas. Este dia que está acontecendo, com panfletagens, teatro, dança e palestras, é muito importante. Os casos que são denunciados são tratados com urgência pela nossa equipe”, destacou a secretária, que foi às ruas com os jovens participar da distribuição de panfletos.
O evento também envolveu a comunidade escolar e as famílias dos alunos. Estudantes promoveram panfletagem até 16 horas.
“Os professores estão sendo orientados para combater qualquer forma de agressão aos alunos. Estamos implantando junto com a Polícia Militar o projeto 'Tosco', que é mais uma ferramenta de combate ao bullying” afirmou Nilene.
O projeto “Tosco” se baseia em um livro direcionado aos adolescentes, que aborda em linguagem jovial os dilemas pelos quais um adolescente passa. A proposta do livro é causar uma reflexão sobre a violência e o bullying em todas as formas, além de retratar o relacionamento entre pais e filhos, alunos e professores.
O “Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar” é mais uma ação da SED para lidar com o fenômeno. Dentre outras iniciativas que já permeiam a rotina das escolas e em cumprimento à Lei nº 3887, de 6 de maio de 2010, a Secretaria instituiu nas unidades da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul a formação do “Comitê de Conscientização, Prevenção e Combate ao Bullying Escolar".
O Comitê
O objetivo do comitê é mobilizar a comunidade para ações de sensibilização e conscientização pautadas nas mudanças de postura e de atitudes, alcançando, desta forma, o combate ao bullying.
“O principal é tomar iniciativas de conscientização e prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas”, afirmou a secretária de Estado.
Os cartazes e os folhetos distribuídos nas escolas para ilustrar a campanha foram produzidos durante um concurso realizado entre 30 estudantes do curso técnico de Comunicação Visual do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lime (Cepef) e escolhidos por uma comissão julgadora da SED. Durante o processo de criação, os alunos assistiram a diversos vídeos sobre o tema, pesquisaram na internet e trocaram experiências.
Boris Verbisck
Nenhum comentário:
Postar um comentário