sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fórum discute bullying, violência doméstica, drogas, adolescência e conselhos escolares

O Fórum tem como principal objetivo a união entre pais, professores e diretores em prol da educação


Pais, professores e diretores estão reunidos no auditório do Centro de Formação Professor Odilon Nunes para discutir temas como bullying, violência doméstica, drogas, adolescência e conselhos escolares, no I Fórum de Pais e Mães de Alunos das Escolas Públicas Municipais e Particulares de Teresina, organizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Conselho Municipal de Educação.

Para abordar o tema "Família e Escola: complexidades, conflitos e experiência", a professora Guiomar Passos levantou diversos questionamentos para os 200 professores e pais presentes, sobre a necessidade da família na vida escolar dos filhos. "Escolas e família formam uma aliança, todos juntos pela Educação", diz.


O Fórum tem como principal objetivo a união entre pais, professores e diretores em prol da educação das crianças e adolescentes. "Percebemos muitas vezes a falta de compromisso de alguns pais, que entregam por completo a educação dos filhos nas mãos dos professores, quando que este deveria ser um processo feito a quatro mãos, com a participação decisiva dos pais", comentou o secretário executivo do Conselho Municipal de Educação, professor Carlos Alberto P. de Sousa.

Em nome do Secretário Municipal de Educação, e do Prefeito de Teresina, a professora Ruthneia Vieira, secretária executiva da Semec, falou dos desafios de educar filhos e destacou a importância da presença familiar na escola. "Os adolescentes têm o ímpeto de transgredir, contrariar regras, por isso ser pai e mãe não é fácil. É muito importante que os pais discutam com a escola as perspectivas de uma educação totalmente integrada, afastando elementos que podem influenciar negativamente nossos jovens. Temos que estar de mãos dadas pela Educação, não devemos mais dizer somente que lugar de criança é na escola, e sim que o lugar da família é na escola, participando, compartilhando", reforça.

Acompanhando de perto todas as atividades da filha e contribuindo com o Conselho, dona Maria do Perpétuo Socorro, mãe de aluna da Escola Municipal Torquato Neto, conta que participa de todos os espaços como forma de garantir melhorias para a Educação de sua filha e dos outros. "Não adianta a escola educar de um jeito e em casa os pais educarem de outro, os jovens ficam perdidos no meio do caminho. Participando dessas discussões podemos perceber que a parceria entre família e escola mantém um espaço propício para nossos filhos desenvolverem seus estudos. Acompanho também as atividades do Conselho para ficar atualizada das novidades na Educação e contribuir para melhorar cada vez mais, é nosso papel", conclui a mãe.

Fonte: 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário