Para ampliar o número de escolas participantes da Agenda 21 Escolar, a Divisão de Educação Ambiental, da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD), está realizando um diagnóstico em nove unidades escolares que deverão fazer parte do processo.
Uma dessas unidades é a escola Ana Libória, localizada no bairro Mecejana. Ao todo, 65 professores passarão por uma sensibilização nesta terça-feira (02), das 18h às 19 horas. Atualmente, 31 escolas da Capital desenvolvem ações previstas na Agenda 21 Escolar.
A sensibilização é parte do processo democrático de adesão a Agenda 21. A segunda etapa envolve os alunos matriculados na escola. São realizadas oficinas com dinâmicas pedagógicas, a partir de um diagnóstico que revela a realidade da unidade escolar, o que os alunos, professores e gestores querem para o futuro e os possíveis desafios que serão enfrentados para atingir a meta.
“Trata-se de um processo democrático e plural. Todos contribuem e a partir daí construímos a Agenda 21 Escolar, com o direcionamento de acordo com o que foi deliberado com a comunidade escolar”, explicou Tácio Raposo, chefe da Divisão de Educação Ambiental da SECD.
Segundo ele, a Agenda 21 Escolar propõe ações de combate ao Bullying, medidas de conservação da estrutura física da escola, bem como a contribuição para a melhora comportamental dos alunos. “Tudo está relacionado ao Meio Ambiente”, disse Raposo, ao frisar que as escolas que aderiram à Agenda 21, reduziram os índices de violência entre os alunos, já que a mesma estimula o sentimento de protagonismo juvenil, que contribui para uma mudança de hábito.
Interior
As escolas do interior do Estado também estão passando pelo processo de adesão à Agenda 21 Escolar. Na semana passada, os 200 professores indígenas que participam da oitava etapa de formação do Curso Magistério Indígena Tamî’kan receberam uma capacitação sobre Agenda 21 escolar e Com-vidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida). Na próxima semana, de 8 a 12, haverá nova capacitação envolvendo professores do interior e áreas indígenas.
Agenda 21
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
No Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.
Em Boa Vista, 31 unidades escolares adotaram a Agenda 21, entre elas as escolas estaduais São Vicente de Paula, Francisca Élzika, Idarlene Severino, Lobo D’Almada, Luiz Ritller de Lucena, Olavo Brasil e Ulysses Guimarães.
Fonte: BV News
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