domingo, 8 de julho de 2012

Novo Estatuto do Aluno "penaliza as famílias"

A Confederação Nacional de Associações de Pais (CONFAP) lamentou hoje a aprovação do novo Estatuto do Aluno pelo parlamento, na sexta-feira, por considerar que "penaliza as famílias".

Em declarações à agência Lusa no final de uma reunião do Conselho Geral da CONFAP, realizada em Coimbra, o presidente da entidade, Albino Almeida, sustentou que o Ministério da Educação (ME) "penaliza as famílias sem definir o que é a responsabilidade objetiva destas, na educação".
Na sexta-feira, a maioria PSD/CDS aprovou, na Assembleia da República, o novo Estatuto do Aluno e da Ética Escolar proposto pelo Governo, tendo todos os deputados da oposição votado contra.

O novo Estatuto do Aluno introduz sanções para os pais de estudantes faltosos e agrava castigos a alunos que infrinjam as regras.

No documento estabelece-se que os pais ou encarregados de educação assumem a responsabilidade se os seus filhos faltarem sem justificação às aulas, se não forem à escola quando são chamados ou se os filhos ou educandos faltem às atividades de recuperação - determinadas pela escola quando se ultrapassa o limite de faltas - ou atividades comunitárias ordenadas como medidas disciplinares.

"As famílias só podem ser responsabilizadas sempre que tiverem responsabilidade objetiva pelo comportamento dos filhos na escola", argumentou o presidente da CONFAP, indicando que estiveram presentes na reunião de hoje todas as federações regionais e concelhias de associações de pais do país.

De acordo com o novo Estatuto do Aluno, que irá vigorar no próximo ano letivo, os valores das coimas são calculados em função do seu ano de escolaridade e podem ir dos 13 aos 79 euros.
"As consequências da indisciplina devem estar previstas nos regulamentos internos da escola e responsabilizar os alunos pelos seus atos", acrescentou Albino Almeida.

Recordou que desde 2010 a CONFAP tem defendido que "este Estatuto do Aluno não era necessário no sistema educativo, mas sim valorizar os regulamentos das escolas e os Planos de Prevenção da Indisciplina e Violência em Meio Escolar, que muitas escolas já têm".
O presidente da CONFAP lamentou ainda que o atual ministro da Educação "não tenha feito nada pelo diálogo com os parceiros". 


Fonte: RTP Notícias de Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário