sábado, 7 de julho de 2012

Cres­ce vi­o­lên­cia nas es­co­las

Ca­sos de bri­gas en­tre alu­nos e ame­a­ças a pro­fes­so­res são ca­da vez mais co­muns tan­to em ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas co­mo par­ti­cu­la­res. Para educadora, responsabilidade da escola não termina mesmo quando o problema ocorre nas ruas

Co­mo evi­tar bri­gas em um lu­gar on­de a me­ta é en­si­nar e edu­car? Os con­fli­tos nas es­co­las são um pro­ble­ma que, ca­da vez mais, têm ga­nha­do des­ta­que nos no­ti­ci­á­rios. Um ti­po es­pe­cí­fi­co de vi­o­lên­cia que não es­tá res­tri­to ape­nas às ca­pi­tais e gran­des cen­tros ur­ba­nos, mas tam­bém no in­te­ri­or. Re­féns da cul­tu­ra da vi­o­lên­cia, as es­co­las não con­se­guem es­ca­par des­sa re­a­li­da­de e é na po­lí­cia que al­guns ges­to­res e edu­ca­do­res en­con­tram apoio. 

De acor­do com Ma­ria Edi­leu­za da Cos­ta Fa­gun­des, vi­ce-di­re­to­ra do Co­lé­gio Es­ta­du­al Mar­tins Bor­ges, a mai­o­ria dos de­sen­ten­di­men­tos ocor­rem fo­ra do co­lé­gio e os mo­ti­vos ge­ral­men­te são dis­pu­tas dos ra­pa­zes por ga­ro­tas. "Na mai­o­ria das ve­zes, des­co­bri­mos ape­nas no dia se­guin­te ao ocor­ri­do por con­ta dos co­men­tá­rios dos de­mais alu­nos", es­cla­re­ceu. Ma­ria Edi­leu­za, que tam­bém é psi­co­pe­da­go­ga, dis­se que nes­ses ca­sos, mes­mo quan­do o con­fli­to ocor­re fo­ra do co­lé­gio, é obri­ga­ção da es­co­la in­ter­fe­rir. "Nós le­va­mos o alu­no até a di­re­ção, con­ver­sa­mos com ele e, de­pen­den­do da gra­vi­da­de, con­vo­ca­mos os pa­is", acres­cen­tou.
 

A vi­ce-di­re­to­ra con­tou que de­sen­ten­di­men­tos ocor­rem com fre­quên­cia, mas que nes­se ano já ocor­re­ram fa­tos co­mo ado­les­cen­tes ame­a­çan­do uns aos ou­tros e até mes­mo me­ni­nas de ou­tras es­co­las irem até o Mar­tins Bor­ges pa­ra bri­ga­rem com as es­tu­dan­tes do co­lé­gio. "No iní­cio do ano uma ado­les­cen­te do Co­lé­gio do Sol veio até a por­ta da es­co­la pa­ra bri­gar com uma alu­na nos­sa. Os es­tu­dan­tes es­ta­vam co­men­tan­do que ela es­ta­va ar­ma­da, nós le­va­mos a nos­sa alu­na pa­ra den­tro do co­lé­gio e cha­ma­mos os pa­is de­la. A ou­tra me­ni­na fu­giu", re­la­tou.
 

Já no que se re­fe­re aos ca­sos de vi­o­lên­cia con­tra pro­fes­so­res, Ma­ria Edi­leu­za dis­se que o co­lé­gio pos­sui um mé­to­do de re­pre­en­são aos alu­nos sem a in­ter­fe­rên­cia do pro­fes­sor. "Se o es­tu­dan­te co­me­çar a de­sa­ca­tar o pro­fes­sor, ele é le­va­do ime­di­a­ta­men­te à di­re­ção pa­ra ten­tar­mos so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma sem ge­rar uma mai­or dis­cus­são en­tre as par­tes en­vol­vi­das", fi­na­li­zou. Se­gun­do ela, es­ses ca­sos, se tra­ta­dos lo­go no iní­cio, são sim­ples e não ge­ram de­sen­ten­di­men­tos pos­te­rio­res. Mas quan­do ne­ces­sá­rio con­vo­cam os res­pon­sá­veis pe­lo alu­no pa­ra to­mar me­di­das mais pu­ni­ti­vas.
 

Con­for­me o de­le­ga­do re­gi­o­nal e tam­bém ti­tu­lar da De­le­ga­cia de In­fân­cia e Ju­ven­tu­de, Da­ni­lo Fa­bi­a­no, o pro­ble­ma não é alar­man­te, mas ge­ra pre­o­cu­pa­ção. O pre­fe­rí­vel, se­gun­do ele, é ten­tar so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma sem a ação da po­lí­cia. Po­rém, afir­ma que, em mui­tos ca­sos, a in­ter­fe­rên­cia dos po­li­ci­ais é ine­vi­tá­vel, co­mo nos re­gis­tros de ado­les­cen­tes por­tan­do ar­mas bran­cas nas es­co­las.
 

O de­le­ga­do en­ten­de que a mai­o­ria des­ses ca­sos é fru­to de uma de­ses­tru­tu­ra­ção fa­mi­liar, além da que­bra dos va­lo­res cul­tu­ra­is, e que mui­tos ado­les­cen­tes cri­a­ram o há­bi­to de de­sa­fi­ar as au­to­ri­da­des. Mas lem­bra que os me­no­res com ida­de en­tre 12 e 18 anos que co­me­tem atos in­fra­ci­o­nais res­pon­dem pe­las su­as ações con­for­me as nor­mas do Es­ta­tu­to da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (ECA). A Va­ra da In­fân­cia e Ju­ven­tu­de tem apli­ca­do me­di­das só­cio-edu­ca­ti­vas, mas po­de de­ter­mi­nar a in­ter­na­ção do es­tu­dan­te em ca­sos mais gra­ves. Con­for­me a pro­mo­to­ra de Jus­ti­ça da In­fân­cia e Ju­ven­tu­de, Ka­ri­na D'Abruz­zo, as me­ni­nas li­de­ram as bri­gas re­gis­tra­das nas es­co­las de Rio Ver­de, "E elas es­tão ca­da vez mais vi­o­len­tas", con­ta.    


Desabafo

 “Alunos são cruéis com professores”, garante aposentada
Apo­sen­ta­da há pou­cos anos da re­de es­ta­du­al de Edu­ca­ção e com pas­sa­gem por es­co­las do mu­ni­cí­pio e tam­bém par­ti­cu­la­res, a pro­fes­so­ra Síl­via (no­me fic­tí­cio) sen­te-se ali­vi­a­da pe­lo fa­to de es­tar lon­ge do am­bi­en­te es­co­lar. "Os alu­nos são cru­éis. A mai­o­ria dos pa­is pre­fe­re ig­no­rar a re­a­li­da­de e dar ra­zão pa­ra os fi­lhos a qual­quer cus­to", re­la­ta. Se­gun­do ela, o pro­ble­ma se tor­nou mais acen­tu­a­do nos úl­ti­mos anos e apon­ta o uso de dro­gas e a "fal­ta de ber­ço" co­mo mo­las pro­pul­so­ras da vi­o­lên­cia nas es­co­las. "An­tes não era as­sim. O pro­fes­sor era res­pei­ta­do e até te­mi­do. Ho­je é o la­do mais fra­co."
 

Síl­via ne­ga que a vi­o­lên­cia se­ja ex­clu­si­vi­da­de das es­co­las pú­bli­cas ou uma prá­ti­ca ape­nas de es­tu­dan­tes po­bres. "Os alu­nos sem­pre bri­ga­ram en­tre si, mas o al­vo pre­fe­ren­ci­al ho­je em dia é o pro­fes­sor." Ela con­ta que já foi ame­a­ça pe­lo pai de um es­tu­dan­te após ad­ver­tir o alu­no a não uti­li­zar o te­le­fo­ne ce­lu­lar em sa­la de au­la. "Nos úl­ti­mos anos, a sa­í­da que en­con­trei foi fa­zer vis­ta gros­sa. Can­sei de ver alu­no bê­ba­do ou dro­ga­do na es­co­la."

Fonte: Tribuna do Suldoeste

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