Os casos recentes e, cada vez mais, constantes, de violência no cotidiano escolar, têm levado a Secretaria Municipal de Educação, em Duque de Caxias, a buscar formas concretas de promover uma atuação mais incisiva no combate aos atos violentos e agressivos entre os alunos. Desta forma, a Prefeitura, por meio da SME, promoveu, nesta sexta-feira, 7 de outubro, a palestra “O papel da gestão no enfrentamento da violência escolar”, com Jasmine dos Santos.
Durante a palestra, Jasmine, que também é funcionária da Prefeitura e trabalha no Conselho Escolar da SME, falou para normalistas, estudantes do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Para as alunas presentes, futuras educadoras, que irão, em breve, iniciar sua atuação profissional, o encontro foi muito interessante e informativo. Discutiram sobre a questão da violência escolar, buscando estratégias de ação e enfrentamento do problema.
Jasmine iniciou a discussão analisando de que forma a gestão tem se desenvolvido e qual tem sido o seu papel no enfrentamento da violência escolar, observando de que maneira as ações promovidas têm interferido, ou não, para que o ambiente escolar seja propício a situações de conflito. A partir desta análise, foi traçado um histórico da administração escolar no Brasil e no mundo, verificando-se a importância de uma gestão democrática para promoção de um cotidiano mais tranquilo, sereno e pacífico nas salas de aula.
Para a Secretária Municipal de Educação, Profª. Roberta Barreto, é muito importante combater a violência escolar. “É preocupante o crescimento dos casos de violência e agressividade nas escolas. Temos presenciado inúmeros casos de agressões, tanto entre alunos, quanto na relação dos mesmos com seus professores. Estamos atentos à essas questões e procuramos, de forma prática, contornar os conflitos e solucionar os problemas, enfrentando a violência escolar, na busca de uma educação de mais qualidade para todos!”, afirma Roberta Barreto.
Fonte: FUNDEC - Escrito por Milena Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário