Especialistas, pais, educadores, representantes de entidades de proteção dos direitos da infância e sociedade civil participaram na manhã desta sexta-feira, dia 15 de abril, no “I Seminário Internacional Bullying Escolar e Cultura de Paz” realizado na Assembleia Legislativa.O encontro foi organizado pela Organização Não-Governamental Plan Brasil e o Instituo Conexa, e teve como foco o “Bullying Escolar”, que tem recebido a atenção da mídia no mundo todo.
Além da presença de especialistas nacionais e internacionais no assunto, o evento contou com participação da deputada Eliziane Gama, autora da Lei Estadual nº 9.297 de Enfrentamento ao Bullying Escolar no Maranhão.
Durante o Seminário Internacional ocorreram várias palestras e debates sobre o assunto. Estiveram presentes os palestrantes: Alexandre Ventura (Portugal) que ministrou sobre “Bullying no Espaço Escolar”; Sônia Makaron (São Paulo) sobre “As Conseqüências Psicossociais do Bullying”; João Viana da Cunha (Minas Gerais) abordando o tema “Bullying e as Implicações Jurídicas”; Luiz Rossi (Plan Brasil-Maranhão) sobre “Cyberbullying e Violência Sexual Facilitada pela Tecnologia de Informação e Comunicação”; Feizi Milani (Bahia) com a palestra “Os Impactos do Bullying na Vida de Crianças e Adolescentes”; e Carlos Aguerrea (Espanha) ministrado sobre “A Cultura de Paz no Enfrentamento ao Ambiente Escolar”.
O evento encerra com um painel educativo sobre a “Pedagogia da Paz” e apresentação musical de integrantes da banda infanto-juvenil da Escola de Música do Projeto Fome e Sede de Justiça da Federação das Entidades Cristãs do Maranhão (FECMA). Os escritores Alexandre Ventura e Cléo Fante também lançaram o livro “Bullying: Intimidação no Ambiente Escolar e Virtual”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Plan Brasil.
Forum DCA
Nenhum comentário:
Postar um comentário