A Lei de Combate ao Bullying nas escolas de Natal, sancionada pela Prefeitura de Natal no último dia 13, traz à tona uma necessidade importante: ultrapassar o pensar meramente punitivo e refletir sobre a origem do problema - a supressão e até mesmo a inversão de valores acarretada pelo ritmo acelerado das sociedades modernas. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2009 revelou que três em cada dez estudantes já foram vítimas de agressões físicas ou psicológicas recorrentes na escola. Estamos falando de bullying - termo de origem inglesa que deriva da palavra "bully" (valentão). Provocações nunca deixarão de existir, porém é preciso haver limites e é aí que entra a responsabilidade dos pais e demais orientadores.
Divulgação
Adalgiza Pereira, vice-diretora do Colégio Nossa Senhora das Neves
Algumas escolas de Natal já se anteciparam ao projeto da Poder Municipal, e desenvolvem projetos anti bullyng. O Colégio Nossa Senhora das Neves, por exemplo, possui em sua proposta político-pedagógica a inserção de importantes valores, dentre eles, o respeito às diferenças e a solidariedade, alicerces educacionais indispensáveis para construção do convívio saudável entre os alunos. "A equipe de professores e orientadores procura combater o bullying por meio da efetivação da própria filosofia do Neves", afirma a vice-diretora Adalgiza Pereira.
Além do engajamento dos estudantes nos projetos e ações sociais desenvolvidos pelo Colégio, os docentes unem os componentes curriculares ao exercício do amor ao próximo. O Supermática, por exemplo, projeto de matemática realizado há mais de 10 anos, promove a montagem de um mini-supermercado composto por produtos de limpeza, higiene ou alimentos não perecíveis trazidos pelos próprios alunos, que desempenham as funções de caixa, vendedor, gerente, subgerente ou comprador. Ao término das atividades os itens são recolhidos para doação a instituições de caridade escolhidas pelas Irmãs da Escola. A distribuição é feita pelos representantes de classe.
A equipe de educadores Neves passa também por momentos de formação para o aprimoramento das estratégias pedagógicas objetivando a superação dos conflitos atuais, como, por exemplo, o trienal Congresso Regional de Educação das Escolas Proneves, que teve por tema em 2011 "A visão sistêmica e os desafios da educação no século 21".
O Colégio das Neves também ajuda os alunos a diferenciar agressão de brincadeira, em situações conflituosas que possam surgir no ambiente escolar. A Escola prima pelo exercício do respeito enquanto fator primordial para a boa convivência.
Acreditando na importância da união e cooperação com a família, são realizados ainda, semestralmente, os Encontros de Formação com Pais, nos quais são recebidos, para formação de mesas redondas, personalidades importantes (especialistas, educadores, pais e alunos) que enriquecem as discussões no tocante a superação das dificuldades contemporâneas. Neste semestre, o encontro discutiu sobre a influência das redes sociais na vida das famílias e como pais e docentes podem orientar os jovens para o uso das tecnologias de maneira saudável e positiva, evitando o desligamento com a família e a incidência de uma das formas do bullying, o cyberbullying.
O cuidado dedicado a essas questões vem desde a base. Na Educação Infantil, são lecionados os princípios da dinâmica em sociedade, como não furar a fila, aprender a dividir e outras regras básicas de convivência. São realizadas as "rodas de combinados", nas quais as primeiras noções de regras de convivência são construídas. Dessa maneira, a criança vai aprendendo a se relacionar com o mundo e com o outro. Ao longo dos anos, esse processo vai se aprimorando de acordo com a realidade cognitiva de cada nível de ensino.
Parece um pouco exagerado pensar em bullying entre meninas e meninos tão jovens. Mas a preocupação é justamente preventiva. As brincadeiras muitas vezes inofensivas que eles fazem entre si podem acabar evoluindo para coisas mais sérias, que é quando o problema começa. "O princípio que transpassa as práticas do Colégio das Neves é o respeito às diferenças. É por este motivo que o bullying, a homofobia, o racismo e todas as outras formas de preconceito são combatidas através da efetivação da própria filosofia da Escola. Esta é a diferença, não se trata de remediar, nem de abafar os problemas, cabe à escola encarar de frente as questões , refletir e zelar por um ambiente onde o desrespeito não seja permitido", finalizou Adalgiza Pereira.
Além do engajamento dos estudantes nos projetos e ações sociais desenvolvidos pelo Colégio, os docentes unem os componentes curriculares ao exercício do amor ao próximo. O Supermática, por exemplo, projeto de matemática realizado há mais de 10 anos, promove a montagem de um mini-supermercado composto por produtos de limpeza, higiene ou alimentos não perecíveis trazidos pelos próprios alunos, que desempenham as funções de caixa, vendedor, gerente, subgerente ou comprador. Ao término das atividades os itens são recolhidos para doação a instituições de caridade escolhidas pelas Irmãs da Escola. A distribuição é feita pelos representantes de classe.
A equipe de educadores Neves passa também por momentos de formação para o aprimoramento das estratégias pedagógicas objetivando a superação dos conflitos atuais, como, por exemplo, o trienal Congresso Regional de Educação das Escolas Proneves, que teve por tema em 2011 "A visão sistêmica e os desafios da educação no século 21".
O Colégio das Neves também ajuda os alunos a diferenciar agressão de brincadeira, em situações conflituosas que possam surgir no ambiente escolar. A Escola prima pelo exercício do respeito enquanto fator primordial para a boa convivência.
Acreditando na importância da união e cooperação com a família, são realizados ainda, semestralmente, os Encontros de Formação com Pais, nos quais são recebidos, para formação de mesas redondas, personalidades importantes (especialistas, educadores, pais e alunos) que enriquecem as discussões no tocante a superação das dificuldades contemporâneas. Neste semestre, o encontro discutiu sobre a influência das redes sociais na vida das famílias e como pais e docentes podem orientar os jovens para o uso das tecnologias de maneira saudável e positiva, evitando o desligamento com a família e a incidência de uma das formas do bullying, o cyberbullying.
O cuidado dedicado a essas questões vem desde a base. Na Educação Infantil, são lecionados os princípios da dinâmica em sociedade, como não furar a fila, aprender a dividir e outras regras básicas de convivência. São realizadas as "rodas de combinados", nas quais as primeiras noções de regras de convivência são construídas. Dessa maneira, a criança vai aprendendo a se relacionar com o mundo e com o outro. Ao longo dos anos, esse processo vai se aprimorando de acordo com a realidade cognitiva de cada nível de ensino.
Parece um pouco exagerado pensar em bullying entre meninas e meninos tão jovens. Mas a preocupação é justamente preventiva. As brincadeiras muitas vezes inofensivas que eles fazem entre si podem acabar evoluindo para coisas mais sérias, que é quando o problema começa. "O princípio que transpassa as práticas do Colégio das Neves é o respeito às diferenças. É por este motivo que o bullying, a homofobia, o racismo e todas as outras formas de preconceito são combatidas através da efetivação da própria filosofia da Escola. Esta é a diferença, não se trata de remediar, nem de abafar os problemas, cabe à escola encarar de frente as questões , refletir e zelar por um ambiente onde o desrespeito não seja permitido", finalizou Adalgiza Pereira.
Fonte: Tribuna do Norte
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