quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Programa aplicado em colégio aumenta o rendimento dos alunos e diminui o índice de problemas disciplinares

“Escola da Inteligência” diminuiu acentuadamente situações de bullying em escola de Formosa-GO. De acordo com o IBGE, escolas privadas têm mais casos de bullying que a rede pública

Ray Santos

A “Escola da Inteligência” é um programa de educação socioemocional, fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, de autoria do Dr. Augusto Cury – médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor. O projeto, aplicado em escolas conveniadas, prepara os estudantes para os desafios da vida, do mercado de trabalho, relações interpessoais e acadêmicos. Além disso, orienta os alunos a evitar o bullying, que é uma das formas de violência que mais crescem no mundo, segundo Cléo Fante, educadora e autora do livro “Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz”.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, mostrou que a prática do bullying foi um pouco mais frequente nas escolas privadas (21,2%) que na rede pública (19,5%). Para isso, o programa utiliza ferramentas de combate a atitudes como essa, o que diminuiu consideravelmente o índice de problemas disciplinares em escolas. Elizabeth Cury, Diretora Pedagógica do Colégio Visão, confirma que houve melhoria no rendimento dos alunos: “quando se trabalha a autoestima do aluno, ele sai de índices medianos (nota 6) para notas como 8 e 10. Nós temos estudantes que realmente foram ajudados porque a família se envolveu no programa. Todo o trabalho é feito em conjunto com a família para alcançar com eficácia os objetivos”.
Há dois anos, a Escola da Inteligência trabalha as habilidades fundamentais na formação dos alunos do Visão, localizado em Formosa – GO, e contribui para melhorias em aprendizagem, relacionamentos, autoestima, ansiedade, timidez, entre outros problemas enfrentados em ambientes escolares. Hoje, as situações de bullying já não são mais frequentes na escola, segundo Elizabeth, que também é pedagoga e especialista em Administração Escolar. “Apesar de comum os apelidos e gozações entre crianças e jovens, após a implementação do projeto, tanto o agressor como o agredido têm maneiras concretas para combater situações desagradáveis que prejudicam relações saudáveis”, explica a diretora.
Não é à toa que o Colégio é o primeiro lugar no Enem entre todas as instituições particulares de Formosa-GO. A metodologia é específica para cada faixa etária e envolve as seguintes áreas do saber: Neurociência, Psicologia e Filosofia. O programa está presente na grade curricular da instituição com uma hora de aula por semana e com sete encontros anuais com os pais, por meio de reuniões com especialistas na área.
Um dos focos da instituição é o preparo psicossocial do aluno Visão. “Nós queremos que nossos alunos passem no vestibular, mas também que saiam daqui como cidadãos preparados para a sociedade”, pontua o Diretor Tarley Cury. Antes da implementação do projeto, eram quase 30 ocorrências disciplinares por mês. Atualmente, a média, em um período de seis meses, é de apenas três, revela a direção do colégio.

De acordo com um estudo realizado pela Escola da Inteligência, com mais de 300 escolas contempladas com o programa, cerca de 91% dos alunos apresentaram melhorias no desenvolvimento cognitivo (aprendizagem), 92% nas habilidades interpessoais (relacionamentos) e 96% nas habilidades intrapessoais (autoestima, ansiedade, timidez, entre outras). Aproximadamente 93% dos professores atestaram melhorias nos aspectos comportamentais e atitudinais dos estudantes. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas conveniadas de todo Brasil.
A Escola
O Colégio Visão, consagrado como uma das maiores instituições particulares de Formosa (GO) e líder em aprovação em vestibulares, foi fundado em 1991 e conta com Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e tem como foco um trabalho baseado na afirmação de valores humanitários, éticos e sociais. Em 2017, chega ao Distrito Federal com uma unidade de 4500 metros quadrados, em Águas Claras, e contará com a direção de Ronaldo Mendes, ex-diretor do Colégio Sigma. As matrículas estarão abertas a partir do dia 3 de novembro de 2016 e poderão ser feitas na própria unidade. A sucursal promete trazer ao DF toda a qualidade e empenho no ensino que o nome Visão já conquistou em Formosa.
Serviço:
Nova sucursal Colégio Visão – Águas Claras
Endereço: Rua 25 norte lote 4 CEP: 71.917-180
Horário: De 7h30 às 17h30
Ensino: infantil, fundamental I e II e ensino médio
Mais informações: http://www.facebook.com/colegiovisaoformosa / http://www.colegiovisaofsa.com.br
Telefone: (61) 3642-3512
Colégio Visão – Formosa
Endereço: Avenida João Isper Gebrim, 2630, Formosinha Formosa-GO CEP: 73.813-210
Horário: De 7h30 às 17h30
Ensino: infantil, fundamental I e II e ensino médio
Telefone: (61) 3642-3537
Fonte: Stillo Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário