quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Wolfram inaugura núcleo de combate ao bullying


por: Kethlin Meurer  / Folha do Mate

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateSala do  Núcleo de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying foi apresentada e inaugurada ontem e contará com o trabalho da professora mediadora Sofia Hoffmann
Sala do Núcleo de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying foi apresentada e inaugurada ontem e contará com o trabalho da professora mediadora Sofia Hoffmann
Como forma de trabalhar a fraternidade e evitar qualquer tipo de violência nas salas de aula, seja ela verbal ou não, na tarde de hoje ocorreu a inauguração do Núcleo de Gestão de Conflitos e Combate ao Bullying (Negecob) da escola estadual Wolfram Metzler. Essa é a primeira escola de Venâncio Aires que forma um núcleo deste tipo e a segunda na região de cobertura da 6ª Coordenadoria Regional de Educação.
O Núcleo irá trabalhar em parceria com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), bem como, contará com a colaboração da equipe de orientação da escola.
A professora mediadora e responsável pelo Núcleo de Gestão, Sofia Hoffmann, explica que a Cipave é uma comissão formada por membros da escola e são eles que irão realizar atividades práticas como, por exemplo, relacionadas à conscientização no trânsito e preservação do patrimônio público. Contudo, o Núcleo de Gestão tem como foco os alunos do tempo integral, ou seja, estudantes de primeiro ao quinto ano. Além disso, tem como objetivo atuar dentro das salas de aula e trabalhar a fraternidade, o respeito ao próximo e a violência. 'Eu fiz capacitação de 120 horas no ano passado que me possibilitou ser professora mediadora. Nós tivemos estratégia de trabalho nas salas para promover mediação entre pares e outras práticas, como questões afetivas', comenta.
Sofia ainda ressalta que dez horas semanais serão dedicadas para as atividades relacionadas ao Núcleo. 'Eu farei o levamento das necessidades de cada turma para depois fazer um trabalho nas salas de aula, onde ocorre dinâmica de grupo, comunicação não violenta e várias estratégias para fortalecer valores', ressalta.
Resultados 
positivos
A professora mediadora destaca que o Núcleo é uma exigência para escolas que disponibilizam o tempo integral, quando hoje, em Venâncio, são apenas a Wolfram e a Crescer. Desde junho deste ano, Sofia já realizava a função de professora mediadora, mas agora o trabalho será intensificado. Segundo ela, as atividades têm mostrado bons resultados: 'Nós percebemos que com o trabalho de mediação, os alunos passam a ter mais respeito ao colega, constroem valores e uma sentimento de afetividade'. Também por meio da mediação, serão atendidas as necessidades dos estudantes e, com isso, se estabelece uma melhor relação entre eles para que os conflitos sejam evitados.
A diretora da escola Wolfram Metzel, Élida Klamt, comenta que o trabalho realizado pela professora Sofia tem se mostrado muito positivo, pois contribuiu para diminuir a indisciplina, violência e principalmente o bullying. 'O bullying na escola está bastante resolvido, porque a Sofia, enquanto mediadora, logo age', acrescenta.
No entanto, a diretora reconhece que o trabalho está no início e que existe uma longa caminhada pela frente: 'Para termos uma escola dos sonhos, exige-se muito por parte do gestor e da equipe. Essa mudança que tivemos e a inauguração do Núcleo, com certeza, é de muito trabalho'.

Foto: Kethlin Meurer / Folha do MateCoordenador da 6ª CRE, Luiz de Moura, ressalta que  surgimento do Núcleo de Gestão irá contribuir para que se tenha de fato uma escola de ensinar e aprender de verdade
Coordenador da 6ª CRE, Luiz de Moura, ressalta que surgimento do Núcleo de Gestão irá contribuir para que se tenha de fato uma escola de ensinar e aprender de verdade
Construção 
de valores
Para o coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura, a inauguração do Núcleo de Gestão é de extrema importância para uma comunidade escolar, porque este e a Cipave trabalham a prevenção nos educandários dentro de uma política da fraternidade, paz e amor. 'Nós observávamos que, na realidade, as escolas, muitas vezes, faziam o papel de bombeiro, ou seja, apagavam um incêndio que acontecia dentro das relações pessoais e interpessoais', complementa.
O coordenador acredita que em um ambiente escolar onde as turmas trabalham temas sobre relações pessoais e interpessoais, a aprendizagem acaba por ser mais significativa e prazerosa. Na opinião dele, fatores que contribuem para que a aprendizagem não aconteça são as relações, conflitos, pequenas brigas e apelidos, o que gera um desconforto. Para ele, o surgimento do Núcleo de Gestão irá contribuir para que se tenha de fato uma escola de ensinar e aprender de verdade.

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