quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Bullying no trabalho



Daniela Ribeiro
Gerente sênior de recrutamento da Robert Half
1 – O que caracteriza o bullying no trabalho?
Em geral, o bullying é caracterizado por agressões intencionais, verbais ou físicas, que são feitas de maneira recorrente. No caso do bullying corporativo, as principais situações são a humilhação e a intimidação, que podem ser feitas por superiores ou colegas.

2 – Como identificar uma situação de bullying?
É difícil listar os indícios, porque cada caso de bullying é muito particular. Por essa razão, o ideal é que os gestores e a direção da empresa fiquem atentos para identificar os tipos de brincadeiras que acontecem dentro da companhia, se elas são de bom ou mau gosto. Porém, o que vai realmente determinar esse limite é quem está sofrendo com a situação.

3 – Quais danos o bullying no trabalho pode causar à vítima?
Assim como ocorre nas escolas, no ambiente corporativo estas situações, se não são resolvidas, podem levar ao isolamento do profissional, afetar sua produtividade e a integração com a equipe, e em casos mais intensos, desenvolver distúrbios ainda mais graves.

4 – Como os profissionais podem se proteger do bullying?
A principal recomendação é que o agredido se manifeste e deixe claro seu incômodo desde o primeiro momento, para tentar inibir o bullying. Essa comunicação pode ser feita diretamente ao agressor, ao gestor – caso o bullying não esteja sendo causado por ele – ou até mesmo ao departamento de RH da empresa.

5 – Qual deve ser o posicionamento da empresa com relação ao bullying?
Em caso de receber uma denúncia de bullying, o primeiro passo da empresa deve ser entender o cenário com as partes envolvidas de maneira franca, apontando caminhos para que a situação não se repita. Mas, independentemente de terem ciência de uma situação de bullying, é importante que as organizações reforcem sempre a importância do trabalho em grupo, não só no discurso, mas com treinamentos que enalteçam esse tipo de iniciativa, promovendo a participação de todos. Também é recomendado tratar o tema de forma aberta, deixando claro quais as políticas da empresa em relação ao tema, possíveis punições ao agressor e alternativas de comunicação das agressões por parte do agredido. É fundamental que se tenha lideranças com sensibilidade para identificar comportamentos que fogem do ideal para tomar as atitudes necessárias, antes que o problema se torne maior. 

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