sexta-feira, 2 de setembro de 2016

GNR aposta nas crianças como forte aliado nas acções de prevenção



Nos meses de Verão, a GNR intensifica um conjunto de acções de sensibilização, envolvendo as crianças do concelho de Terras de Bouro.

Trata-se do projecto ‘Sensibilizar, Crescer e Actuar’ que já vai na quinta edição e encerrou ontem com uma exposição de meios das valências da GNR e uma demonstração da companhia cinotécnica da GNR que culminou com a entrega de diplomas às crianças da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Terras de Bouro que participaram no projecto, realizado em parceria com o município de Terras de Bouro, a Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso, ICNF, Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM).

“Este projecto assenta num conjunto de várias acções de sensibilização, quer no âmbito do turista seguro com entrega de folhetos, na vila do Gerês, com conselhos de segurança. Temos outras acções que incidem nos trilhos pedestres para as pessoas não se perderem na serra. O bullying e ciberbullying, bem como campanhas dirigidas aos peregrinos, acções de prevenção rodoviária em que as crianças participaram activamente nas operações Stop foram outras acções levadas a cabo nestes meses”, explicou ao ‘Correio do Minho’ Nuno Cruz, da Secção de Programas Especiais do Destacamento da GNR da Póvoa de Lanhoso.

Além da exposição de meios da GNR, as crianças tiveram oportunidade de assistir à libertação de um Açor, entretanto recuperado pelo ICNF- Instituto de Conservação da natureza e das Florestas.

Liliana Machado, vereadora do município de Terras de Bouro salienta a importância destas acções de sensibilização junto deste público mais jovem.

“Esta é uma forma de desmistificar o papel da GNR, demonstrando a sua actividade diária, envolvendo, nesta altura do ano, as crianças nas várias acções de sensibilização e informação que a GNR desenvolve seja junto dos turistas que visitam o Gerês ou do peregrino que se desloca a pé à Basílica de S. Bento da Porta Aberta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário