Sofrer bullying no local de trabalho é bem mais frequente do que a grande maioria das pessoas pensa. Só nos Estados Unidos, 37% dos funcionários (o equivalente a 54 milhões de pessoas) confessa já ter sido vítima no local de trabalho.
MUNDO
PixaBay
Por Notícias Ao Minuto
De origem inglesa, a palavra bullying significa uma situação caraterizada por agressões intencionais, sejam físicas, verbais ou psicológicas, feitas de forma repetida de uma pessoa para outra. Por norma, esta situação é associada a crianças e a jovens, mas a verdade é que se trata de uma realidade bem conhecida entre alguns adultos.
O bullying no local de trabalho é frequente e só nos Estados Unidos, indica a Forbes, 37% dos funcionários diz ter sido vítima de um ou outro abuso. A percentagem parece pequena mas equivale a 54 milhões de pessoas, num só país.
Perante estes dados, a revista decidiu enumerar os dez sinais mais comuns que indicam que uma pessoa está a ser vítima de bullying no próprio local de trabalho.
1. Ir trabalhar é um martírio;
2. Os colegas/chefias estão constantemente a fazer críticas (ainda que não sejam fundamentadas);
3. As pessoas não falam para si, gritam;
4. Estão sempre a relembrar-lhe os erros que cometeu;
5. Começam a surgir mexericos e mentiras acerca da sua vida;
6. Deixa de ser convidado para almoços ou jantares de convívio ou para a simples ida ao café a meio da manhã ou da tarde;
7. Todos os dias sente-se mentalmente exausto;
8. É vítima de sabotagem no trabalho;
9. Mudam-lhe os horários e as marcações à última hora;
10. O seu trabalho é roubado ou escondido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário