domingo, 10 de março de 2013

Prevenção de violência nas escolas

Em tempos nos quais os índices de violência são altos para os padrões atuais, vivemos fortes experiências de medo, irracionalidade e perda de controle, sentimentos tão contrários à ideia de paz. Exemplos disso são situações como briga entre alunos, vandalismo, consumo de drogas, bullying ou agressão a professores e alunos.
Pesquisas recentes realizadas pela UNESCO em vários estados do Brasil, inclusive no Paraná, bem como a experiência prática no cotidiano das escolas indica que o fenômeno da violência escolar é um problema que tem se agravado. Por isso, em função de sua natureza complexa, exige consistência e formas variadas de intervenção para sua redução e prevenção. Essas pesquisas sobre a violência nas escolas têm mostrado que a grande maioria dos alunos e profissionais não são habitualmente violentos e nem tampouco convivem em um ambiente desestruturado ou violento. No entanto, muitas vezes acabam manifestando algumas atitudes violentas na escola.
Podem-se apontar alguns aspectos relacionados a isso, como educadores não capacitados para lidar com a situação, problemas de gestão e de liderança escolar, ação policialesca com os alunos, etc.
Como educação e violência se entrelaçam? Um ambiente de crianças e adolescentes que deveria ser, a priori, tomado por momentos de descobertas, curiosidades, conhecimento, alegrias, amizade, companheirismo. A escola é um lugar de busca de conhecimento produzido pela humanidade e compartilhado para as novas gerações, e, num processo que se retroalimenta, a produção de novos conhecimentos. Dessa maneira, serve como espaço para o exercício da cidadania em sua mais plena forma. E para alcançar este objetivo, esta instituição deve ser acolhedora, inclusiva, segura.
A escola é um dos ambientes mais propícios para o aprendizado de valores que norteiam uma sociedade pacífica como o respeito, a ética e a justiça. Mas como se constrói esta sociedade pacífica? Como se dá o aprendizado destes valores? Buscando-se referências, exemplos e modelos. Esta é uma das principais formas de aprendermos a conviver em sociedade. As crianças e jovens estão sempre se espelhando nos adultos a sua volta. Responsáveis pela educação por meio de ensinamentos e, principalmente, de atitudes é, para nós, pais, mães, educadores, policiais, políticos, autoridades, que devemos direcionar o nosso olhar. Estamos sendo referência a estes jovens de exemplos éticos, primamos pelo diálogo, buscamos a justiça e trabalhamos em prol do bem comum; ou valorizamos nossos próprios interesses, priorizando o prazer imediato e bem estar individual? Estamos sendo pacíficos em nosso cotidiano com quem nos relacionamos, ou muitas vezes agimos de forma violenta por meio da omissão, humilhação, discriminação, palavras duras, ou até mesmo a rejeição?
A experiência que temos tido ao longo de 14 anos de existência do Não Violência com as mais diversas escolas de Curitiba e região metropolitana, acompanhando as pesquisas produzidas no Brasil e no mundo na área da violência escolar, mostra que há muito o que se pode fazer na construção da paz por intermédio das escolas. Entendendo que a paz não exclui o conflito das relações humanas, que a paz não é ausência de atitude, e sim, exige ações efetivas e contundentes; que crianças, adolescentes, jovens e porque não, também nós os adultos, estamos ávidos por referências pacíficas que nos norteiem num processo educativo indicando como viver neste mundo tão desafiador, concluo que é urgente e necessário que cada um de nós se perceba agentes na construção desta Cultura da Paz.
Deste modo, convidamos a todos para que venham debater estas questões e somar esforços na construção de ações de prevenção à violência nas escolas nos cursos de capacitação ofertados pelo Instituto Não Violência. Estão abertas as inscrições para 2013 no sitewww.naoviolencia.org.br



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