quarta-feira, 20 de março de 2013

Batalhão de Patrulha Escolar comemora cinco anos de prevenção à violência


Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária celebra em 2013 cinco anos de formação, com o trabalho voltado para a prevenção e a redução da violência e da criminalidade nas escolas e proximidades. A cerimônia de comemoração foi nesta terça-feira (19), no Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba. O trabalho é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e a Polícia Militar.

A Patrulha Escolar auxilia a comunidade das escolas a encontrar os caminhos da segurança por meio de trabalhos de reflexão e palestras. As escolas contam com policiais militares capacitados que, conhecendo a realidade da comunidade escolar, buscam medidas que reduzam a ação de criminosos nas escolas e proximidades.

“O papel da Pratulha Escolar é essencial para a criação da cultura de prevenção para problemas futuros. São policiais qualificados que atuam de forma educacional contra infrações nas unidades e em seu entorno, trabalhando a favor da comunidade escolar e da sociedade”, disse o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.

Segundo a diretora do Colégio Estadual Pedro Macedo, Deuzita Cardoso, a presença da Patrulha Escolar diminui os índice de violência e marginalidade em torno da unidade. “Os policiais trabalham conosco desde a semana pedagógica, participam da primeira reunião com os pais e orientam os alunos sobre segurança e drogas, além de incentivarem a educação e a gentileza no âmbito escolar”, comentou Deuzita.

HISTÓRIA - O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária foi criado pelo Decreto Estadual número 2.349, do dia 19 de março de 2008, para atender as comunidades escolares com os Programas Patrulha Escolar Comunitária e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

“Acredito muito nesta parceria da educação com a polícia no Paraná, a favor de um bem maior que é a segurança dos nossos jovens. Trabalhamos com palestras e conversas para pais, diretores, professores e alunos, além de orientação e visitas à vizinhança escolar, procurando transformar o ambiente escolar por meio da mudança de atitudes”, contou o comandante do BPEC, Major Gerson Luiz Buczenko.

Em todo o estado, o Batalhão possui quatro companhias: 1ª Companhia, em Curitiba; 2ª em Foz do Iguaçu (Oeste), 3ª em Maringá (Noroeste) e 4ª Companhia em Londrina (Norte), que atendem exclusivamente 90 municípios. Para este ano, o Batalhão, junto com a Secretaria, trabalha com tema “Pratique Cortesia”, estimulando a comunidade escolar a praticar gestos para o bem de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário