terça-feira, 26 de março de 2013

Estudantes fazem passeata contra bullying em Vila Velha, ES


Manifestação aconteceu em Aribiri, nesta terça-feira (26).

Iniciativa foi de alunos da escola Ofélia Escobar.


Do G1 ES


Estudantes protestam contra bullyng. (Foto: Divulgação/ Assessoria de Comunicação da Semed)Estudantes protestam contra bullyng. (Foto: Divulgação/ Comunicação da Semed)



Cerca de 50 alunos da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Ofélia Escobar realizaram na manhã desta terça-feira (26) uma passeata pelas ruas do bairro Aribiri, Vila Velha, Espírito Santo, para combater o bullying nas escolas. Participaram do manifesto, estudantes entre 14 a 16 anos e estudantes do 9º ano da escola. Com faixas, cartazes, adesivos e panfletos, as crianças mobilizaram a população e pediram o apoio das famílias.

De acordo com a pedagoga Graziela Chalhub e da professora Marlusse Ribeiro de Freitas Vieira, coordenadoras do projeto, a ideia é mostrar como a mudança de comportamento e o respeito às diferenças é um importante meio de prevenção ao bullying.
Projeto
E o projeto vem mostrando resultados positivos. Em sua terceira edição, o índice de bullying na escola teve uma queda de 80%. Por isso, o projeto transpôs os muros da escola e foi para as ruas, para mobilizar ainda mais a comunidade em torno da prática da intimidação, que segundo as professoras, tem consequências pedagógicas desfavoráveis ao aprendizado do aluno.
Uma estudante de 15 anos disse que já sofreu bullying e foi prejudicada nos estudos. Com o projeto e a conscientização dos colegas, o problema foi resolvido. “Já pensei em parar de estudar, mas a minha escola, a Umef Ofélia Escobar, me ajudou bastante quando iniciou o projeto”, falou. Já uma outra, de 14 anos, disse que, embora nunca tenha sofrido bullying, a prática é constrangedora para todos. “Por isso, queremos chamar a atenção para esse mal que adentrou aos muros da escola seja exterminado em todos os locais de ensino do nosso Estado”, comentou.
A iniciativa foi promovida para reforçar o Dia Estadual da Conscientização contra o Bullying, celebrado no último dia 20 de março, data instituída pelo governo do estado, pela lei de número 9.653 e incluída no Calendário Oficial do Espírito Santo.
Bullying
Bullying é uma palavra inglesa que significa intimidação. O que exerce o "bullying" o faz para impor seu poder sobre outro através de constantes ameaças, insultos, agressões, humilhações, entre outras, e assim tê-lo sob seu completo domínio. A vítima sofre calada na maioria dos casos. O maltrato intimidatório o fará sentir dor, angústia, medo, a tal ponto que, em alguns casos, pode levá-los a consequências irreparáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário