segunda-feira, 18 de março de 2013

O PAPEL DA GESTÃO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA


Centro: Licenciaturas 4
Titulo: O PAPEL DA GESTÃO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA.
Autores: Anjos, J. K. de S. Email: anavaleria_figueiredo@yahoo.com.br IES: UNESA

Resumo:
O presente trabalho se inicia apresentando como a gestão tem encaminhado as questões sobre a violência escolar; qual tem sido o seu papel no enfrentamento desta violência e seus desdobramentos, e de que maneira a sua ação tem interferido ou não para que haja situações de conflito dentro da escola. Tem também por objetivo refletir sobre a importância da gestão democrática e como seus efeitos podem interferir positivamente no processo de enfrentamento da violência escolar. Tomando por base o histórico da gestão escolar no Brasil, a pesquisa apresentada mostrará um breve relato da trajetória deste trabalho, quais as influências que sofreu para se estruturar dentro do ambiente escolar; quais foram as mudanças ocorridas no decorrer dos tempos; quais as dificuldades encontradas para se desenvolver um trabalho democrático dentro da gestão da escola e como esse trabalho democrático pode favorecer nas relações dentro das instituições de ensino. Para tal, as obras de Abramovay (2002 e 2009), Ortega e Del Rey (2002) e Hora (2007), tiveram centralidade, entre outros citados ao longo do estudo, de cunho bibliográfico. Considerando a multiplicidade e complexidade da violência escolar, serão investigadas as causas que tem levado a ocorrência desse fenômeno dentro da escola; qual a origem dos conflitos escolares; o que se considera violência física e simbólica e quais podem ser as medidas preventivas para esta problemática. As considerações finais apontam que o diálogo promove a transformação no trabalho educativo pois, a violência antes de qualquer ação concreta se constrói no campo abstrato, por isso se faz necessária uma reflexão sobre os atos violentos que têm acometido nossas escolas. A política de participação que por sua vez deve ser promovida pela gestão da escola tem papel fundamental na prevenção e combate a violência porque, quando há a descentralização do poder a relação entre escola e comunidade se torna mais estreita e a partir disso surge a valorização do sujeito dentro daquele espaço e concomitantemente a valorização do espaço escolar como um todo. Partindo do pressuposto de que o histórico da gestão escolar no Brasil está ligado ao movimento ditatorial ocorrido em nosso país entende-se que, o contexto político vigente terá influencia nas ações desenvolvidas na escola e são estas ações que irão desencadear, ou não, as situações de conflito dentro do ambiente escolar. Portanto a relevância deste estudo se dá necessidade de compreender a natureza dos conflitos escolares e como combatê-los. 

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