sexta-feira, 29 de março de 2013

Dona 'Páscoa' brinca com lembrança de bullying: 'Cheguei a matar aula'


Dona de casa foi batizada com o nome 'Páscoa' por causa da avó.

Apesar das brincadeiras, Dona Páscoa diz que tem orgulho do nome.


Ivair Vieira Jrdo G1 Santos


O nome dela é Páscoa, com muita honra. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)O nome dela é Páscoa, com muita honra. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
O nome dela é Páscoa, Antônia Páscoa Alves Aun. Hoje, a dona de casa, moradora deSantos, no litoral de São Paulo, se sente honrada por ter esse nome, mas nem sempre foi assim. Na adolescência, ela chegou a faltar às aulas da escola, nos dias próximos ao feriado, para não ter que aguentar as brincadeiras dos colegas de classe.
Antonia Páscoa tem 51 anos e foi batizada assim em homenagem a avó por parte de pai. "Ela quis que os filhos dessem o nome dela para as netas, indiferente se fosse o primeiro ou o segundo, mas que tivesse Páscoa", explica.
A dona de casa conta que as pessoas reagem de maneiras diferentes quando ela fala o nome. "Algumas brincam, outras até se assustam, mas todas ficam surpresas quando digo que me chamo Páscoa. Às vezes falo que meu primeiro nome é Antonia, só para amenizar", relata.
As brincadeiras com o nome são constantes e acontecem desde a juventude. "O que eu mais escuto quando a pessoa descobre é se ela vai ganhar de mim um ovo de Páscoa, principalmente na época do feriado. No começo, quando eu era mais nova, não gostava, depois me acostumei. Na época do colégio até fugia nos dias próximos da Páscoa. Eu não ia nas aulas para não ser perturbada pelos colegas de classe", conta Antonia.
Samira e Antonia Páscoa escutam brincadeiras sobre o nome. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Samira e Páscoa escutam brincadeiras sobre o
nome. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
Os quatro filhos de Páscoa também escutam piadas sobre o nome da mãe. A estudante Samira Alves Aun, filha mais velha, lembra um desses episódios. "Uma vez eu contei para uma amiga que o nome da minha mãe é Páscoa. Ela ficou surpresa e perguntou se o do meu pai é Natal. Eu comecei a levar na brincadeira e falei que sim, que todos os meus irmãos têm nomes de datas festivas, que um é Carnaval, menos eu, porque foi meu pai que escolheu", brinca Samira.
Por ser católica, hoje Antônia Páscoa acha um privilégio ter esses dois nomes. "Antônia é em homenagem a Santo Antônio, e o segundo lembra a ressurreição de Jesus. Por ser cristã, me sinto honrada, pela fé que eu tenho a data é mais importante que o Natal', explica a dona de casa.
Atualmente, a data só não é mais festiva porque Antônia Páscoa ficou viúva, perdeu o marido há cinco anos. "Nós nos reuníamos em São Paulo, onde estava a família dele. Ele gostava muito dessa data. Agora, nessa época, isso não acontece mais. Ficam as boas lembranças", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário