sexta-feira, 22 de março de 2013

"Tem intriga": modelos falam sobre bullying nos camarins

  • Thais Sabino
    Direto de São Paulo


Modelo que quebra o salto da outra, rasga a roupa momentos antes do desfile e sabota a entrada da concorrente. O "bullying fashion" nos anos 1990 era frequente entre as tops. "Já ouvi historias dos anos 1990, que as modelos quebravam os sapatos, mais no tempo da Naomi Campbel", comentou Aline Weber.
"Acho que na época da Gisele Bündchen esse bullying acontecia mesmo, mas hoje em dia é mais por fala, fazer fofoca para gongar uma modelo. Eu não sinto que existe rivalidade", disse Solange Wilvert. É como explicou Alexia Bellini: "de quebrar salto não acontece, mas tem intriga e modelo que se faz de amiga, mas torce para a outra ir mal no desfile".
"Tem intriga e modelo que se faz de amiga"
diz Alexia Bellinisobre bastidores da moda
​Natália Zambiasi já ouviu vários casos, mas, segundo ela, o clima atualmente é mais profissional. "Soube que sumiu sapato e apareceu roupa rasgada. Um vez, eu mesma ia desfilar e minha roupa não chegou, tive que desfilar com uma maior do que o meu número", lembrou.
Antigamente, quando existia um número certo de sapatos de cada numeração, as modelos que ficavam por último acabavam sem, mas hoje em dia não adianta quebrar sapato, porque tem outro, explicou Renata Kuerten. "O clima é tranquilo", comentou.
Um lugar que existe competição também é na casa de modelos. A maioria delas mora em uma espécie de república da agência. "Se chega alguém, por exemplo, com o mesmo perfil de alguém da casa, já olha estranho. Quando duas modelos tem o mesmo casting, uma não fala para a outra a que horas vai", exemplificou Vanessa Damasceno. Ellen Pinaffi teve um problema uma vez com uma colega de quarto, que deixava o despertador tocando alto de manhã e ficava dentro do quarto. "Parecia provocação", disse.
Daniela Braga confessou que "ainda existe um pouco de concorrência". "Hoje em dia é mais saudável a competição", afirmou Lovani Pinnow. Daiane Sodré nunca presenciou trapaças entre as modelos. "Todas somos concorrentes", disse ela. "No Brasil, as modelos são amigas", comentou Kamila Hansen.
No backstage, o que acontece hoje em dia de confusão, é sumiço de celular e dinheiro, às vezes, contou Daniel Witt. "Mas não sabemos também como que somem", explicou.
SPFW Verão 2014
Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo os desfiles deverão 2014 do São Paulo Fashion Week, com exclusividade para web, inclusive para tablets, smartphones e TVs conectadas. Entre os dias 18 e 22 de março, os desfiles serão transmitidos direto da Bienal, no Parque Ibirapuera, na capital paulista, pela parceria entre oTerra e FFW.
Além das transmissões ao vivo, o Terra terá os blogs da apresentadora de TV Isabella Fiorentino e da jornalista de moda Rosângela Espinossi, além de análises e galeria de fotos de todos os desfiles e tudo sobre backstages, bastidores e celebridades. O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 25 desfiles, que marcam de forma definitiva a mudança no calendário da moda brasileira. A partir deste ano, os desfiles da coleção verão acontecerão em março de cada ano e os de inverno, em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário