sábado, 2 de março de 2013

Promotor de Justiça fala sobre Formas de Combate a Violência Escolar


Violência Escolar: assunto bastante polêmico e interessante. Tema de pesquisa e de palestra proferida pelo Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia, Jadir Cirqueira de Souza, para professores e comunidade escolar de Santa Vitória.

Evento organizado pelo Ministério Público, através do Promotor de Justiça de Santa Vitória, Sílvio dos Reis Sales Pádua, no Centro de Convenções “Ubaldo Severino Franco” com o objetivo de divulgar as técnicas de combate à violência escolar arrimadas no ordenamento jurídico brasileiro e aproximar as instituições de ensino do município e o Ministério Público para uma atuação conjunta nas questões que envolvem a violência nas escolas.

- As Conselheiras Tutelares Keila, Roselena, Mislene e Vilma juntamente com os Promotores Dr. Sílvio e Dr. Jadir e a Assistente Social Luciula Nunes (Foto: Rosilda Mendes)
– Secretária Municipal de Educação e Cultura Tânia Domingues, Padre Pedro, Vereadora Francisca Vânia, Promotor da Comarca de Santa Vitória Dr. Silvio, Soldado Deyvison Ferreira Martins, Tenente da Polícia Militar, Varleno, Promotor de Justiça da Comarca de Uberlândia Dr Jadir e o Presidente da Câmara Marcondes Pereira de Lima “Condinho” (Foto: Rosilda Mendes)
Durante o evento, acompanhado por cerca de 300 pessoas, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia, Jadir Cirqueira de Souza, fez um agradecimento especial aos seus professores explicando a importância do professor e da educação na formação de um cidadão.

Na oportunidade, aproveitou sua pesquisa de doutorado e o livro “Violência Escolar”, de sua autoria, junto com a editora Pillares para apresentar o tema e despertar a comunidade escolar para o assunto. Abordou ainda o papel dos Conselheiros Tutelares, das secretarias municipais de saúde, educação e desenvolvimento social, através dos profissionais das áreas de psicologia, serviço social e outras.

A palestra, assim como a sinopse e o livro, procura entrelaçar os principais paradigmas da educação e do direito na perspectiva da violência escolar. “Inicialmente, trata dos problemas da educação, que o promotor contribui para a existência de atos infracionais e graves situações de indisciplina que prejudicam o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, além de gerarem conflitos entre professores, alunos e famílias.

“Destaca que milhares de alunos que ingressam no sistema educacional são duplamente vitimizados, seja pelos maus-tratos na família e em sociedade, seja pela ausência e/ou insuficiência da rede municipal de proteção integral", diz o Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia.

- O Promotor de Justiça Dr. Jadir fazendo a entrega do Livro Violência Escolar a Sec. Municipal Tânia Domingues e o Promotor de Santa Vitória Dr Silvio (Foto: Rosilda Mendes)
– Público Presente ao evento (Foto: Rosilda Mendes)
O Promotor de Justiça de Santa Vitória, Sílvio dos Reis Sales Pádua, apresentou o palestrante da noite, como exemplo a ser seguido, enfatizando o papel do professor “Promotor de Justiça da Infância e Juventude da Comarca de Uberlândia, Jadir Cirqueira de Souza, foi meu professor na graduação e, em duas pós-graduações” e aproveitou o momento para chamar a responsabilidade para a promotoria pública.

“Se vocês, professores, não conseguirem resolver a situação, quando houver algum problema, pode denunciar que eu resolvo, conforme a Lei”, e acrescentou que todos os formadores de opinião devem ser exemplo. “Ao assumir a Promotoria Pública desta Comarca proibi, durante a realização das festas juninas nas escolas, a venda de bebida alcoólica nos eventos”, e concluiu: “Como vamos cobrar se não damos exemplo?”. Na oportunidade, o promotor ainda citou outros fatos proibindo a permanência de menores nos eventos da cidade, sendo bastante aplaudido pelas iniciativas.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura, Tânia Domingues, recebeu das mãos dos Promotores um exemplar do Livro “Violência Escolar”, que será doado para a Biblioteca “Cília Maria Couto”, em pleno funcionamento e aberta à população na sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Participaram do evento representantes da Policia Militar, Membros do Conselho Tutelar, Representantes Religiosos e Empresários.

Fonte: Prefeitura Santa Vitória

Nenhum comentário:

Postar um comentário