sábado, 2 de março de 2013

Ministro da Educação dialoga com CFP, ABEP e movimentos sociais sobre o tema Violência nas escolas


Violência nas escolas foi tema da reunião entre o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona, a presidente da Associação Brasileira de Ensino da Psicologia (ABEP), Ângela Soligo, e membros de movimentos sociais. O encontro aconteceu na terça-feira (19/2), em Brasília, e teve o propósito de debater a amplitude da pesquisa do CFP, em parceria com o MEC, para auxiliar no combate a esse tipo de ocorrência nas instituições de ensino do Brasil.

Verona informou que até o final de fevereiro está prevista a conclusão da parte orçamentária da pesquisa e infraestrutura necessária para começar os trabalhos. “A ideia é que a primeira etapa do projeto, que contempla o levantamento de todos os estudos feitos sobre violência nas escolas, esteja concluído até julho de 2013”, estimou. Dez universidades federais das cinco regiões do País vão colaborar com o projeto, coordenadas pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
A pesquisa possui um campo amplo de avaliação que envolverá toda forma de violência e preconceito nas escolas urbanas e rurais, desde as de natureza étnico-racial, de gênero, aspectos culturais, até aquelas onde haja discriminação por questões culturais ou religiosas.
A proposta do projeto visa orientar a produção de subsídios aos segmentos envolvidos no processo educacional: pais, alunos, professores e demais trabalhadores das escolas. Há também a expectativas de resultados que apontem para a capacitação de docentes para atuar com os temas nas instituições de ensino.
Fonte: Conselho Federal de Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário