quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Violência na escola - lamentável !

Blog: http://penedaos2.blogspot.com.br




    Infelizmente, ontém, no mesmo dia em que postamos em nosso blog a avaliação do IDEB, com nota 4.7, fomos contemplados com um ato gravíssimo de violência contra a comunidade escolar.

Às 17:45 chegaram no entorno da escola alunos uniformizados de escolas da região, pessoas de outros bairros, com suposto propósito de agredir uma estudante.

 Como a quantidade de pessoas do lado de fora era muito grande e temendo pela segurança dos alunos, a escola foi obrigada a segurar os alunos na sáida e acionar o 190.

Os alunos foram avisados para permanecer na sala de aula e não tocamos o sinal da saída. Alguns pais, vendo a gravidade da situação entraram e também acionaram a polícia. 

Não sabíamos quem chamou essas pessoas e foram momentos de pânico entre os alunos e preocupação dos educadores.

Muitos professores que dão aulas em outras escolas, chegaram atrasados nos seus trabalhos e nós saímos da escola as 18:45, após à chegada da polícia. Eu, a professora Elciene, a coordenadora Fátima e a professora Emanuele.

Os professores do noturno chegaram e compartilharam nossa preocupação. Foi uma situação horrível que nunca pensamos enfrentar em nossa carreira.

Sabemos que a sociedade está violenta, mas segurança mínima na escola é direito dos estudantes e isso não está sendo garantido.

 O pai da suposta aluna que seria agredida, veio buscá-la e fez B.O., optando inclusive, por transferir a aluna da escola.

Com outros alunos tivemos encontro hoje com as famílias e procedemos segundo o prescrito no regimento.

É muito triste constatarmos que a maior parte dos conflitos tem participação de alunas da escola.

 Muitos dos problemas se originam em falatórios que acabam em violência.

No mês passado, durante o recreio, a escola foi invadida por quatro adolescentes que pularam o muro que é muito baixo e não oferece nenhuma segurança aos alunos. E agrediram com pau um aluno que só não foi pior, porque o mesmo caiu e um professor conseguiu resgatá-lo para o pátio interno e chamamos a família que junto com a diretora levaram o estudante para o hospital.

Os alunos nesse dia, estavam em aula de Educação Física quando os quatro adolescentes com paus, pularam o muro, completamente trasntornados, enfrentaram os professores e partiram para cima do aluno. O pânico foi grande!
 
A situação é grave! Qualquer um pula o muro e alunos com problemas graves de indisciplina, matam aulas pulam o muro e inclusive jogam a bicicleta por cima do mesmo.

Tememos por uma situação com maior gravidade, se nada for feito. 

A Patrulha Escolar, nos ajuda, tem sido nosso único apoio, nos momentos cruciais, mas nossa escola precisaria de políciamento permanente pois atende a vários bairros, o que leva ao sentimento de não pertinência por parte da comunidade local.

 Nos bairros as escolas tem apóio da comunidade, pois serve aos alunos locais.

 A nossa por não ter essa característica sofre constamente interferências problemáticas.

Fica registrado no nosso blog essas ocorrências que são do conhecimento da comunidade escolar, para que fique visível nossa preocupação e que a solução apareça antes de um desfecho inreversível.

Pedagoga Rosemary Calazans Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário