sexta-feira, 10 de agosto de 2012

#Diadajuventude: UJS faz tuitaço contra a Violência

Na semana em que comemoramos o dia mundial da juventude muito ainda deve-se fazer, principalmente quando falamos de violência. São expressivos os números da violência entre os jovens, em todos os sentidos, violência policial, nas escolas com o bullying, contra os homosexuais e etc.




Segundo dados do “Mapa da violência 2012- crianças e adolescentes do Brasil”, nos últimos 30 anos, o índice de mortalidade entre os jovens com até 19 anos cresceu 375,9%, o que coloca o Brasil como o 4º país com a maior taxa de homicídio juvenil, ficando atrás apenas de El Salvador, Venezuela e Guatemala.

O estudo aponta ainda que 8.686 meninos e adolescentes foram mortos no Brasil, em 2010. Com esse dado, analisa-se que o índice de mortalidade juvenil corresponde a 13,8 mortes para cada 100 mil jovens.

Quanto às drogas, uma pesquisa divulgada em abril, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que 75% dos jovens infratores detidos são usuários de substâncias ilícitas. As regiões mais críticas são as do Centro-Oeste, na qual 80,3% dos adolescentes presos afirmam serem usuários de drogas, enquanto no Sudeste o percentual equivale a 77,5%.

Os dados são alarmantes, chamam a atenção para um caos social que atinge a juventude brasileira. É contraditório ser o país com a 6ª maior economia mundial e ao mesmo tempo estar entre um dos quatro mais violentos do mundo. É preciso criar programas que reduzam categoricamente esse índice.

E por entender a gravidade do assunto, a União da Juventude Socialista (UJS) convocou um tuitaço com hashtag #Diadajuventude para este domingo (12) às 14h e quer saber dos(a) candidatos(a) suas propostas para diminuir este quadro de violência entre a juventude brasileira.

Segundo André Tokarski, presidente da UJS, junto à plataforma eleitoral será apresentado um perfil de cada candidato apoioado pela entidade nestas eleições, “faremos também uma provocação a cada candidato que participar do tuitaço no dia mundial da juventude – domingo (12) –, perguntando o que ele ou ela propõe para a juventude da sua cidade, desta maneira, se nossa hashtag #DiadaJuventude ficar entre as dez mais comentadas do twitter a proposta do candidato (a) também será divulgada”, ressaltou André.

A campanha da UJS acompanhará o dia a dia dos candidatos, realizando entrevistas, divulgando seus perfis e suas agendas de campanhas.

Fiquem ligados!

Fonte: UJS

Nenhum comentário:

Postar um comentário