sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rio das Ostras implanta programa para ajudar na redução de bullying e violência nas escolas

Atenção, abrir em uma nova janela.


Com o objetivo de expandir e apoiar as ações já realizadas nas unidades de ensino de Rio das Ostras contra evasão, bullying, drogas e violência, a Prefeitura implantou um programa pioneiro no estado do Rio de Janeiro. Trata-se da Escola da Inteligência (EI), desenvolvida pelo psiquiatra e pesquisador Augusto Cury, que vem alcançando excelentes resultados nos municípios que adotaram o programa. A EI beneficia toda a comunidade escolar – educadores, alunos, pais e responsáveis – que recebem o conteúdo para ajudar no desenvolvimento emocional, diminuindo a insegurança, ansiedade e agressividade.

O prefeito Carlos Augusto, que participou do lançamento da Escola da Inteligência para os pais e responsáveis dos alunos do Colégio Municipal Professora América Abdalla, lembrou a importância do programa. “Temos como prioridade a educação e a formação de cidadãos íntegros, pacíficos e responsáveis. A implantação desse programa vai melhorar a autoestima dos alunos e os fortalecer emocionalmente, ajudando na redução de bullying e de outros problemas psicológicos”, afirmou Carlos Augusto.

Desde o início do ano letivo, a Prefeitura começou a articular a implantação da Escola da Inteligência na Rede Municipal, beneficiando cerca de 14 mil alunos de 29 escolas. O programa começou a funcionar no segundo semestre de 2012, depois de meses de estudo e adequação à realidade de Rio das Ostras.

Cerca de 400 professores da Rede Municipal de Rio das Ostras já participaram de treinamento para implantação da EI. Agora são os pais e responsáveis dos alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de todas as unidades de ensino que estão recebendo o conteúdo do programa por meio de sete encontros presenciais, cada um trabalhando um dos “hábitos dos pais saudáveis” elencados por Augusto Cury, autor de best-sellers como “Pais brilhantes, professores fascinantes” e “O Vendedor dos Sonhos”, entre outros.

PARCERIA PAIS E EDUCADORES - “Considero importante tudo que possa se somar ao excelente trabalho da rede municipal de Rio das Ostras e dar apoio aos responsáveis dos alunos”, afirma o técnico de informática Pedro Macedo, pai das gêmeas Laura e Hanna, de 12 anos, que cursam o 7º ano no Colégio Abdalla. “Minhas filhas têm oportunidade de participar de muitos projetos aqui na escola como a monitoria de informática, gestão ambiental, além de atuarem na equipe de vôlei e tudo isso ajuda na formação integral delas”, completa.

Para o professor de Filosofia Gláucio Almeida, que integra o corpo docente do Abdalla e recebeu o treinamento da Escola da Inteligência, o programa vai ser uma importante ferramenta no desenvolvimento dos alunos. “A convivência, a socialização e o aspecto emocional devem ser trabalhados para alcançarmos melhores resultados dentro e fora da sala de aula”, explica Gláucio.

Segundo dados do Centro Multidisciplinar de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar, 45% dos estudantes brasileiros já sofreram algum tipo de violência, física ou verbal. Segundo a coordenadora nacional do Programa da Escola da Inteligência, psicóloga Adriana Lima, que está em Rio das Ostras para a implantação do programa, escola e responsáveis devem ser parceiros no objetivo comum de evitar ações de violência e garantir um futuro melhor para os estudantes.
“Buscamos desenvolver crianças e jovens que tenham autocrítica e façam escolhas saudáveis. Nos encontros que realizei em Rio das Ostras, os pais tiveram uma participação ativa e efetiva. O programa é fundamentado na teoria da Inteligência Multifocal de Augusto Cury e tem como foco a formação de pensadores”, afirmou Adriana.

AÇÕES INTEGRADAS – A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio das secretarias de Educação e de Bem-Estar Social, já desenvolve uma série de iniciativas que buscam a tirar crianças e adolescentes de situações de risco, desenvolver potenciais, colaborar com a autoestima e oferecer opções de atividades no contraturno escolar.

Rio das Ostras conta com três Centros Integrados de Convivência, que atendem a centenas de alunos com reforço escolar, atividades esportivas, entre outras. O Programa Pró-Interação (Print) oferece bolsas de meio salário mínimo para estudantes a partir de 13 anos que atuam como monitores de informática. Existem ainda projetos que ajudam na distorção idade série, como o Tecnologia e Afeto, além de um amplo programa de Educação Inclusiva, com destaque para as salas multifuncionais para atender estudantes com necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário