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Encontrados problemas escolares em 3.600 alunos
Relatório da Rede de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família incidiu em 30 agrupamentos num total de 40 mil alunos
Mais de 3.600 alunos de trinta agrupamentos foram sinalizados aos 
gabinetes de apoio ao aluno e à família no ano letivo
                              2011/2012 por apresentarem diversos 
problemas escolares e de comportamento, revela um relatório do Instituto
 de Apoio à Criança.
Segundo
                              o relatório de atividades 2011/2012 da 
Rede de Gabinetes de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF), a que a Lusa 
teve hoje acesso,
                              foram sinalizados 3.610 alunos, que 
representam oito por cento do total dos 40.062 alunos que integram os 30
 agrupamentos
                              de escolas analisados.
A maioria dos alunos (31%) pertence ao primeiro ciclo, seguindo-se o terceiro ciclo (28%)
                              e o segundo ciclo (27%).
Esta 
situação poderá estar relacionada com a «forte aposta na prevenção 
primária» e com
                              uma maior exposição das crianças a fatores
 de risco nesta fase de transição de ciclo, encontrando-se «mais 
desprotegidas e
                              sujeitas a consideráveis níveis de stress 
escolar», refere o documento.
Os autores do relatório referem que
 esta
                              situação desencadeia uma «diminuição 
significativa do seu desempenho e do seu autoconceito escolar», uma 
condição que pode
                              ser agravada pelo facto de muitas famílias
 «não estarem suficientemente atentas para as reais dificuldades dos 
seus filhos».
A
                              maioria (55%) dos alunos encaminhados são 
rapazes, o que poderá estar relacionado com «algum determinismo 
biológico e alguma
                              modelação social e cultural», que os leva a
 exteriorizar mais facilmente a sua agressividade do que as raparigas.
Os
                              dados indicam que foram identificadas 
5.742 situações - uma média de 1,6 por aluno sinalizado -, das quais 
3.304 relacionadas
                              com problemáticas escolares e 2.438 com 
problemas de comportamento.
Mais de metade das situações (58%) 
relaciona-se
                              com problemas escolares: desmotivação 
(14%), fraco aproveitamento escolar (14%), absentismo escolar (11%), 
dificuldades de
                              aprendizagem (11%), retenções recorrentes 
(5%) e abandono escolar (3%).
Os problemas de comportamento 
abrangem 42%
                              dos casos, dos quais 11% na sala de aula, 
8% no pátio, 8% participações disciplinares, 6% agressividade, 5% 
violência verbal
                              e 4% violência física.
«O abandono 
escolar apresenta-se como a problemática com menor incidência, o que 
poderá ser
                              explicado pela constante intervenção junto
 das famílias e posterior articulação com os parceiros, nomeadamente com
 as comissões
                              de proteção de crianças e jovens em 
perigo», indica o documento.
O relatório analisou também a 
situação das famílias,
                              tendo verificado que «uma percentagem 
significativa», sobretudo a mãe, está em situação de carência 
socioeconómica e desemprego.
«A
                              ausência da figura paterna é manifestamente evidente e transversal a quase todas as famílias».  
Fonte: TVi 24 de Portugal
 
 
 
          
      
 
  
 
 
 
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