terça-feira, 28 de agosto de 2012

Promoção da paz nas escolas avança em Minas Gerais

da redação, Noh.com.br

A cerca de duas horas de sua cidade, São Francisco de Paula, Claudinéia dos Santos anda com a filha Yasmin pelas ruas de Divinópolis. A filha foi para a escolinha no ano passado e, desde então, a promoção da paz nas escolas passou a ser um tema importante para Claudinéia. A poucos metros, nas dependências do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração, mais de 400 educadores e parceiros da paz no ambiente escolar participam do II Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar (Forpaz).

O Forpaz e seus fóruns regionais, realizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Defensoria Pública e outros parceiros da rede, têm como objetivo auxiliar educadores das redes estaduais e municipais a lidar com condições geradoras de violência em sua própria localidade e promover a paz. A previsão é que o fórum passe por todas as regiões mineiras até janeiro de 2013.

Na segunda edição, ocorrida entre os dias 23 e 24 de agosto, foram representados 30 municípios da região central de Minas, formado pelas Superintendências Regionais de Ensino de Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas e Pará de Minas.

A Secretária-adjunta de Educação de Minas Gerais, Sueli Pires, abriu os trabalhos anunciando a ampliação da rede pela paz à região. “Essa rede deve permanecer viva e se estender a todas as escolas, porque um único episódio de violência macula o bom trabalho alcançado. Temos o sonho da educação libertadora, transformadora, para que nossos jovens dominem o conhecimento, mas saibam respeitar os colegas e professores”, afirma.


Cerca de 400 pessoas participaram do Forpaz em Divinópolis. Foto: divulgação/SEE.

A promoção da paz nas escolas também passa pela mediação de conflitos, tema que foi tratado no mesmo encontro, dentro da II Jornada de Mediação Escolar. Os defensores públicos Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, Roberta de Mesquita Ribeiro e Wellerson da Silva Correia falaram sobre o assunto, acompanhados de palestras, simulações e participação de diretores de escolas estaduais e municipais, além de representantes da rede parceira.

O segundo fórum também teve a presença de membros da Polícia Militar. “Como eles atuam na patrulha escolar e PROERD, este aprendizado é muito importante, pois lidam direto com o problema”, garante o tenente Reginaldo Sales, membro da Comissão Permanente do Forpaz em Divinópolis.

Claudinéia dos Santos, mãe da Yasmin, aprovou a iniciativa: “Primeiro é preciso ensinar em casa. Depois, temos que ter a comunicação e o apoio da escola, participando das reuniões e mantendo contato com a direção sempre que possível”, concluiu.

Com informações da Agência Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário