O objetivo da ação na escola faz parte da estratégia de mobilização para encontrar a melhor maneira de atuar junto aos alunos a fim de contribuir e manter uma cultura de paz dentro da escola.
De Bem Com a Vida reuni 100 alunos em palestra sobre bullying
O “Bullying” foi o tema abordado em uma palestra promovida pela projeto social De Bem Com a Vida, da Coordenadoria de Polícia Comunitária da Polícia Judiciária Civil, na manhã desta quinta-feira (13.10), para 100 alunos e 8 docentes da Escola Estadual Gustavo Kulman, em Cuiabá.
O objetivo da ação na escola faz parte da estratégia de mobilização para encontrar a melhor maneira de atuar junto aos alunos a fim de contribuir e manter uma cultura de paz dentro da escola prevenindo e evitando o fenômeno da violência “bullying”.
A expressão “bullying” é utilizada para qualificar comportamentos agressivos no ambiente escolar, praticados por alunos. São atos de violência, física ou não, que ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de reagir às agressões sofridas.
Segundo o coordenador do projeto, investigador Ademar Torres de Almeida, os comportamentos não apresentam motivações específicas ou justificáveis. “Como se fosse “natural”, os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas”, explicou.
O investigador explorou com os alunos, a temática “Bullying não é brincadeira”, utilizando recursos de audiovisual e exposição dialogada na apresentação. “Nos próximos dias haverá encontros com professores e pais de alunos, onde todos buscarão encontrar uma forma de enfrentar a questão”, destacou o policial.
No diálogo com os alunos tiveram oportunidade de conhecer os oito conceitos que caracterizam o bullying na escola. As formas mais comuns de bullying são:
Bullying físico – que se trata da violência física repetitiva como socar, chutar ou bater em um colega repetidas vezes, este é o mais fácil de identificar.
Bullying psicológico - nos casos em que o agressor persegue, amedronta, aterroriza, intimida, domina, manipula, chantageia ou inferniza o colega de escola.
Bullying moral - quando há difamação, calúnia ou quando se espalha um boato sobre alguém.
Bullying verbal - são insultos e xingamentos repetitivos ou apelidos que humilham os colegas também configuram este tipo de bullying.
Bullying sexual – é quando ocorre o assédio, bem como, induzir ou abusar de alguém são ações que caracterizam o bullying sexual.
Bullying social – é o ato de ignorar, isolar ou excluir constantemente um colega do convívio social pode ser considerado bullying.
Bullying material - ocorre para os casos em que há furto, roubo ou destruição dos pertences de alguém;
Bullying virtual ou Cyberbullying – este se caracteriza pelo fato de humilhar os colegas pela rede, enviar mensagens que invadem e viola a intimidade, falsificar fotos e dados pessoais, que por sua vez, provoca sofrimento e constrangimento para a vítima.
Para a diretora da escola, Edilse Maria, a abordagem do tema é muito importante, pelo fato de a escola ser um ambiente de convivência entre os jovens, em que eles se veem de frente, com outras formas de ser, agir e pensar. “Aceitar os colegas e suas diferenças pode ser o primeiro passo para uma cultura de não violência e de respeito ao ser humano no ambiente escolar, sem bullying”.
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