terça-feira, 25 de outubro de 2016

Facebook lança Centro de Segurança e Hub de Prevenção de Bullying

O Facebook lançou esta segunda-feira uma nova medida para ajudar os utilizadores da rede social a sentirem-se seguros.


Justin Sullivan/Getty Images

Por 

Sendo a rede social mais utilizada do mundo, o Facebook torna-se também um dos locais mais perigosos da Internet. As possibilidades de recolher informação privada são infinitas e a segurança de estar atrás de um ecrã provoca comportamentos mais agressivos em algumas pessoas, levando à prática do ciberbullying – maltratar ou intimidar alguém através da Internet. Com o número de utilizadores a crescer todos os dias (já são mais de mil milhões), esta segunda-feira o Facebook lançou o Centro de Segurança e Hub de Prevenção de Bullying para ajudar os utilizadores a manterem-se seguros.
Esta nova plataforma chega com um aspeto simples e com muitas animações à mistura, tornando a assimilação de informação mais fácil e intuitiva para todos os utilizadores. O grande destaque vai para a zona dedicada ao bullying onde encontramos três secções: Adolescentes, Pais e Professores. Cada secção está dirigida a um publico específico e ajuda a que, dependendo da situação, o utilizador lide com cada caso da melhor maneira, deixando alguns conselhos sobre como agir e com quem falar.
Juntamente com a nova plataforma, o Facebook está também a divulgar cinco dicas de segurança (ilustrados em vídeo) para garantir aos utilizadores o controlo e o bem-estar online, bem como a segurança da conta de cada um.

Aprovar o login

O início de sessão em dois passos é uma das melhores maneiras de ter controlo sobre onde e quando é que alguém tenta entrar na sua conta. Sempre que alguém quiser iniciar sessão num navegador ou dispositivo não autorizado, é necessário aprovar esse login através de um código que será enviado para o telemóvel do proprietário.
Para ativar esta função basta ir (no Facebook) à “seta” que se encontra no canto superior direito e seguir Definições > Configurações de segurança > Aprovação de Login.

Denunciar algo que não deva estar publicado

Se estiver a navegar pelo Facebook e se deparar com algo que considere inapropriado ou suspeito, deve denunciar essa publicação à rede social. Esta opção surge quando se carrega na seta que aparece em todas as publicações no canto superior direito.
A equipa do Facebook trabalha 24 horas por dia para rever estas situações e tomar as medidas necessárias. Nenhuma informação sobre quem efetuou a denuncia será divulgada, portanto, a segurança e a privacidade do utilizador que fez a denuncia estão garantidas.

Perceber com quem partilha informações

O Facebook permite escolher quem pode ver determinada publicação, mas muitas pessoas não dão a devida importância a esta função. Sempre que esteja a partilhar algo na rede, pode escolher se é conteúdo que deve estar disponível para todosapenas para amigos ou para um grupo personalizado. Nesta última opção pode mesmo excluir pessoas da lista dos que podem ver ou selecionar aqueles que o podem fazer.
 

Tenha atenção a quem o pode identificar

As identificações são algo que o utilizador pode controlar sem grandes problemas. Pode sempre rever o post em que alguém o identificou e decidir se quer aprovar, ou recusar, que o seu perfil seja associado a essa publicação.
Juntamente com a Revisão da Cronologia, cada utilizador pode ter o controlo total sobre o conteúdo que surge no perfil e aquele que prefere que seja oculto.
Para ativar a revisão de identificação ou de cronologia só precisa de clicar no ícone com a “seta” > Definições > Cronologia e Identificação. Dentro desta opção consegue gerir tudo o que acontece na rede social associado ao perfil do utilizador.
 

Hora do checkup

O Facebook disponibiliza duas ferramentas que são uma boa ajuda quando se fala de segurança na rede.
Uma delas é o Checkup de Privacidade que permite selecionar, entre um conjunto de ferramentas, as que deseja utilizar para proteger a informação que partilha. Associado a esta função existe também o Checkup de Segurança que aumenta este fator em três simples passos.
O Facebook está constantemente a otimizar o acesso a estas e outras funções. A mais recente foi o acesso às definições de segurança e privacidade através do “cadeado” que se encontra no canto superior direito – na barra azul – do seu perfil.
Texto editado por Pedro Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário