segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Juntaram um músico e um humorista para acabar com o bullying nas escolas


Nuno Markl e João Só juntaram-se contra o bullying nas escolas, a dupla lança o projecto "Deixa o bullying só" para alertar e prevenir contra a violência nas escolas. Os alunos do 3º ciclo são o principal alvo desta campanha para a qual o humorista e o músico fizeram quatro hinos contra o bullying, da autoria de João Só e que foram inspirados nas quatro histórias de banda desenhada que fazem parte do livro que dá nome ao próprio projecto. A autora dessa obra é Helena Costa que conta quatro histórias que abordam a realidade do bullying em contexto escolar, na perspectiva da vítima, do agressor, das testemunhas (que por vezes optam pelo silêncio) e ainda a perspectiva virtual, tendo em conta um caso de cyberbullying. 

O músico João Só, autor dos quatro hinos contra este tipo de violência, conta que “se calhar” foi vítima de bullying sem saber: “Achei que só tinha sido vítima de maus-tratos pelos meus colegas ou pelos outros miúdos da escola, mas hoje em dia acho que é preciso dar nome às coisas e tomar consciência delas”. “Quando fui desafiado a participar neste projecto aceitei de imediato. Já fiz muito voluntariado com miúdos desta idade (...) e achei que, como músico e artista, tinha mais do que obrigação de contribuir com a minha arte para combater o bullying”, disse à agência Lusa João Só. O músico destacou ainda a importância de se falar sobre o problema, que faz “tantas crianças e jovens sofrer”. Nuno Markl escreve o prefácio do livro, o humorista que também assume ter sido vítima de bullying diz que "somos todos humanos e é coisa humana o desejo legítimo de sobressair, marcar território, vencer as nossas frustrações secretas pessoais”, mas “fazê-lo às custas do sofrimento de outros é demanda desprovida de valor e mérito - é só revelador de um profundo medo”.

No final do livro também é lançado o desafio aos alunos para fazerem o seu próprio hino contra o bullying que será depois musicado e cantado por João Só. "Deixa o bullying só", o projecto contra este tipo de violência, vai ser lavado às escolas, municípios e outras entidades da área da educação. 

Além do livro, o projecto conta com um centro de apoio, desenvolvido em parceria com a Associação Anti-Bullying Com Crianças e Jovens, onde as crianças e jovens podem pedir ajuda com toda a confidencialidade. 
Caso tenha algum comentário a fazer:
Redacção

Nenhum comentário:

Postar um comentário