sábado, 30 de junho de 2012

Violência escolar: alunos em pé de guerra!


A violência é um dos problemas sociais mais preocupante da atualidade. Não envolve somente a parte física do indivíduo, mas também o psicológico, o que de fato é mais afetado. Na escola um ambiente que deveria ser um local de formação ética e moral, esse fator está ocorrendo em grande abundância, tanto entre alunos e professores ou demais funcionários, indivíduos fora do ambiente escolar e queremos destaque alunos x alunos.

São inúmeras os motivos que levam a esse dessentimentos:

- Um olhar dado por um colega;
- Uma briga por namorados (as);
- Diferenças de opiniões em trabalhos realizados ou não na escola;
- O destaque do aluno "queridinho" do professor;
Desigualdade social e racial,
- Falta de atenção da família;
Violência familiar;
- Distúrbio de comportamento, entre outros.

A formação de grupos na escola também geram essa atitude. O adolescente tende a mostrar aos grupos que pertence, que possuem valores, e que mesmo que não os tenha (respeito  e admiração) de seus companheiros, ele adquire de forma agressiva, empondo regras na escola, ou dividindo, em "descolados" e "caretas", sem falar das facilidades que são dadas aos alunos mais "descolados", veja:

        O indivíduo enfrenta uma grande oferta de oportunidades:  o uso de drogas, uso de bebidas alcoólicas, uso da arma de fogo aliada a inexistência do controle da polícia , da família e comunidade tornam o indivíduo motivado a concluir o ato delitivo.  "Carências afetivas e causas sócio-econômicas ou culturais certamente aí se misturam, para desembocar nestas atitudes" . (COLOMBIER,1989,p.35) 
Sônia Carla Aroso Azevedo (2004), autora do artigo:  A violência nas escolas como resultado dos problemas de inadaptação social, destaca algumas curiosidades sobre esse comportamento:
·         Mais de metade dos alunos inqueridos são do sexo feminino (53.0%);
·         25.7% dos jovens afirmaram terem estado envolvidos em comportamentos de violência, tanto como vitimas, provocadores ou duplamente envolvidos;
·         As vítimas de violência são maioritariamente masculinas (58.0%);
·         Os inqueridos que se envolveram em comportamentos de violência em todas as suas formas situavam-se nos 13 anos de idade;
·         Os jovens provocadores de violência são aqueles que têm hábitos de consumo de tabaco, álcool e mesmo de embriaguez. Também são os que experimentaram e consumiram drogas no mês anterior à realização do inquérito;
·         Quanto às lutas, nos últimos meses anteriores ao inquérito, 19.08% dos jovens envolveram-se em comportamentos violentos;
·         Os vitimados pela violência, são os que andam com armas (navalha ou pistola) com o intuito da sua própria defesa;
·         Os adolescentes que vêem televisão quatro horas ou mais por dia são os que estão mais frequentemente envolvidos em actos de violência;
·         As vítimas e os agentes de violência não gostam de ir à escola, acham aborrecido ter que a frequentar e não se sentem seguros no espaço escolar;
·         Para os actores de violência a comunicação com as figuras parentais é difícil;
·         16.05% das vítimas vive em famílias monoparentais e 10.9% dos provocadores vive com famílias reconstruídas;
·         Quanto aos professores, os alunos sujeitos e alvos de violência consideram que estes não os encorajam a expressar os seus pontos de vista, não os tratam com justiça, não os ajudam quando eles precisam e não se interessam por eles enquanto pessoas;
·         Em relação ao relacionamento entre grupo de pares, estes adolescentes referem a pouca simpatia e préstimo e não-aceitação por parte dos colegas de turma, a dificuldade em obter novas amizades, ausência quase total de amigos íntimos.


A atuação da família na escola é uma grande auxiliadora na recuperação desses alunos, a mesma deve estar sempre ciente das consequências que essa ação trás, e estar sempre disposta a contribuir no processo educativo.  Palestras, videos, exposições ou um simples diálogo pode dar grandes resultados.

DICA: Não deixe que essa situação chegue ao extremo, promova sempre atividades que auxiliem e mostrem a negatividade da violência em todos os âmbitos da sociedade.

COLOMBIER,Claire; MANGEL,Gilbert; PERDRIAULT,Marguerite . A violência na escola. São Paulo, Ed.Summus,1989.
 
Por Elana Pereira.
 
Fonte: Final Feliz Biblio

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