sábado, 30 de junho de 2012

Escola Benê Gurgel realiza trabalhos sociais em benefício dos alunos e da comunidade

A Escola Estadual Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel realiza neste mês projetos que tem como princípio o compromisso entre comunidade e escola. Todos, visando melhorias de relacionamento entre alunos, além de questões ambientais. Um dos projetos recebeu o nome de “Agenda Benê 21”.

Preocupada com a questão ambiental, focando o Homem como elemento articulador e a Escola como mecanismo de fomento e potencialização de compromissos da comunidade local, a Benê Gurgel deu início, no ano de 2011, a construção de uma Agenda 21.

A Agenda denominada, “Benê 21”, faz parte das atividades em Calendário Escolar, e tem como premissa: “Tudo começa com um novo olhar”. Segundo o professor Severino Bezerra da Silva Júnior, idealizador da causa, alunos e professores se uniram e juntaram 11 princípios que necessitavam de melhorias e 21 compromissos fundamentais para a transformação dos problemas e alcance das necessidades.

Neste sábado (30) das 7h às 12h20, acontecerá a Parada Pedagógica para a agenda “Benê 21”, onde todas as disciplinas realizarão leituras, reflexões, miniprojetos, seminários, cursos para a sustentabilidade familiar, aproveitando para formar os grupos para a apresentação no evento seguinte, o – I Fórum Agenda Benê 21, programado para à tarde do sábado às 12h30 às 17h50.

Durante o Fórum serão discutidos o papel e a participação de cada cidadão, associações e poder público no fomento à alimentação saudável, planejamento familiar e redução da gravidez na adolescência, discutindo produtividade e relações de consumo e de trabalho, políticas públicas para as questões socioambientais e sustentabilidade familiar e local, valorização da mulher, melhoria das relações étnico-raciais, inclusão social, redução de casos de DST (HPV e outros).


Bullying
A escola, também preocupada com o relacionamento dos alunos e o combate à violência realiza desde 2011, um projeto com o intuito de acabar com o bullying na escola.

Segundo o professor e mediador escolar Fabiano Samuel Laureano, no decorrer do projeto, os alunos recolheram jogos que incentivavam a violência e os doaram para a escola. “Através de palestras e encontros, nossos alunos se conscientizaram sobre a importância de eliminar esse tipo de atitude de seu cotidiano”. Inclusive, uma de nossas alunas participou de um concurso de redação cujo tema era a prevenção à violência e ganhou”, afirmou o professor de filosofia e sociologia.

Agora, os alunos participaram de um concurso de redação promovido pela escola com o tema: “Chega de Bullying, Não fique Calado”.

Fonte: Periscópio Jornal do Povo

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