A Escola Estadual Benê Teixeira da Fonseca do Amaral Gurgel realiza
neste mês projetos que tem como princípio o compromisso entre comunidade
e escola. Todos, visando melhorias de relacionamento entre alunos, além
de questões ambientais. Um dos projetos recebeu o nome de “Agenda Benê
21”.
Preocupada com a questão ambiental, focando o Homem como elemento
articulador e a Escola como mecanismo de fomento e potencialização de
compromissos da comunidade local, a Benê Gurgel deu início, no ano de
2011, a construção de uma Agenda 21.
A Agenda denominada, “Benê 21”, faz parte das atividades em
Calendário Escolar, e tem como premissa: “Tudo começa com um novo
olhar”. Segundo o professor Severino Bezerra da Silva Júnior,
idealizador da causa, alunos e professores se uniram e juntaram 11
princípios que necessitavam de melhorias e 21 compromissos fundamentais
para a transformação dos problemas e alcance das necessidades.
Neste sábado (30) das 7h às 12h20, acontecerá a Parada Pedagógica
para a agenda “Benê 21”, onde todas as disciplinas realizarão leituras,
reflexões, miniprojetos, seminários, cursos para a sustentabilidade
familiar, aproveitando para formar os grupos para a apresentação no
evento seguinte, o – I Fórum Agenda Benê 21, programado para à tarde do
sábado às 12h30 às 17h50.
Durante o Fórum serão discutidos o papel e a participação de cada
cidadão, associações e poder público no fomento à alimentação saudável,
planejamento familiar e redução da gravidez na adolescência, discutindo
produtividade e relações de consumo e de trabalho,
políticas públicas para as questões socioambientais e sustentabilidade
familiar e local, valorização da mulher, melhoria das relações
étnico-raciais, inclusão social, redução de casos de DST (HPV e outros).
Bullying
A escola, também preocupada com o relacionamento dos alunos e o combate à violência realiza desde 2011, um projeto com o intuito de acabar com o bullying na escola.
A escola, também preocupada com o relacionamento dos alunos e o combate à violência realiza desde 2011, um projeto com o intuito de acabar com o bullying na escola.
Segundo o professor e mediador escolar Fabiano Samuel Laureano, no
decorrer do projeto, os alunos recolheram jogos que incentivavam a
violência e os doaram para a escola. “Através de palestras e encontros,
nossos alunos se conscientizaram sobre a importância de eliminar esse
tipo de atitude de seu cotidiano”. Inclusive, uma de nossas alunas
participou de um concurso de redação cujo tema era a prevenção à
violência e ganhou”, afirmou o professor de filosofia e sociologia.
Agora, os alunos participaram de um concurso de redação promovido pela escola com o tema: “Chega de Bullying, Não fique Calado”.
Fonte: Periscópio Jornal do Povo
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