quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vídeo de aluno sai da internet

Ciberbullyng // Imagens que mostravam aluno de 12 anos sendo obrigado a beber refrigerante cuspido por colega foram retiradas

A agonia do adolescente que foi vítima de ciberbullying numa escola privada da Zona Sul do Recife chegou ao fim. Ontem o vídeo em que o aluno de 12 anos, vítima de agressões verbais repetitivas, aparece bebendo um refrigerante que outro colega cuspiu, foi retirado do site www.youtube.com, sob responsabilidade do Google. Segundo a mãe do garoto, depois do episódio ele ficou deprimido e se recusava a ir à escola, temendo novas chacotas. A direção do colégio, localizado no bairro do Ibura, chamou os pais das crianças que praticaram o bullying para conversar sobre a situação. Um dos agressores admitiu a culpa e retirou o conteúdo da página. Aliviada, a vítima voltou a assistir aulas no final da tarde de ontem com uma certeza: o episódio servirá de lição para todos os alunos da unidade. Os nomes da vítima e dos colegas que praticaram a agressão, assim como o nome da escola, não serão divulgados para preservá-los, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Segundo a mãe do garoto que teve a imagemdivulgada no Youtube, a repercussão do caso, que ganhou manchete na edição do Diario de ontem, tranquilizou o adolescente. O jovem ficou satisfeito ao perceber diversas manifestações de repúdio ao ato praticado contra ele. "Nós conversamos e ele compreendeu que foi vítima de um erro cometido por outras crianças. Acho que meu filho está mais confiante e sabe que esse tipo de comportamento não irá se repetir", explica a mãe. Até o momento, a família não cogita entrar com ações contra os responsáveis pelos meninos envolvidos no bullying por danos morais. A agressão aconteceu em maio deste ano, mesma época em que o vídeo foi postado.

A situação que ocorreu dentro da escola, e ganhou grandes proporções por causa da internet, foi resolvida dentro do próprio ambiente escolar. Como apostam os educadores. Ontem de manhã, a direção da escola convocou uma reunião com os pais dos quatro alunos envolvidos de forma direta ou indireta no bullying. O encontro, de acordo com a direção, serviu para fazer os jovens entenderemque suas atitudes têm consequências, principalmente quando afetam outras pessoas. Os alunos foram advertidos e, caso repitam o ato, serão suspensos. A partir de agora, a escola ficará ainda mais atenta a provocações e discussões ocorridas em ambiente escolar. Para que situações não cheguem ao limite em que chegaram com o adolescente de 12 anos. A proibição do uso de celulares em sala de aula também será mantida. A partir de hoje, dois profissionais vão supervisionar a regra nos horários dos intervalos.

Legislação - Promotor do Ministério Público de Pernambuco, José Lopes Filho, especialista em crimes pela internet, defende a criação de uma lesgislação específica sobre o assunto no país. "Estamos defasados em 20 anos. Não temos política nem investigação direcionada", destacou. As vítimas podem prestar queixa à polícia, encaminhando a situação à ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco, por meio do número 3182-7000.

Fonte: Vida Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário