quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bullying e ECA são os temas mais pedidos nas palestras do Projeto 'OAB vai à Escola'

O projeto “OAB vai à escola” em parceria com a Prefeitura de Campo Grande tem realizado diversas palestras nas escolas municipais, voltadas a professores, alunos e pais. O objetivo é levar as informações que vão de encontro com a realidade e interesse da sociedade. Entre os temas mais solicitados estão a questão do Bullying e o ECA, problemas comuns nas escolas.

Por mês, o Projeto visita cerca de trinta escolas, onde são abordados temas diversificados como ECA, Trânsito e a Cidadania, Direitos Humanos, Discriminação Racial, Violência contra a mulher, Estatuto do Idoso, Direito do Trabalho do Menor, Direito do Consumidor, Direito Ambiental, Álcool e Drogas, Relacionamento Familiar, Motivação e Ética no Trabalho, Políticas Afirmativas e Sistemas de Cotas, Pedofilia, entre outros.Para 2011, o Projeto “OAB vai à Escola” prepara uma nova cartilha que contará com novos textos, temas e será ilustrada com desenhos dos alunos das escolas que participam do projeto.

Na sexta-feira (18), a coordenadora da comissão, Eugênia Portela de Siqueira Marques, ministrou aos alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Arlindo Lima a palestra sobre o “Bullying: um mal que pode ser evitado”. Entre as diversas formas da agressão foi citada a ciberbullying, que ocorre por meio das ferramentas virtuais, como orkut, MSN, blogs, etc.

Segundo Eugênia, a Comissão recebe mais de cinqüenta solicitações para o agendamento de palestras. Além disso, afirma que a aceitação é positiva já que o projeto complementa o conteúdo escolar. “Os alunos precisam ter conhecimento de outros temas relacionados aos direitos do cidadão e ao exercício da cidadania. Nós complementamos esse trabalho, principalmente pela formação dos membros que possuem conhecimentos jurídicos sobre os temas e abordam com propriedade as questões, o que dificilmente poderia ser feito pelos professores das escolas”.

Fonte: Correio do Estado - CC

Nenhum comentário:

Postar um comentário