sábado, 18 de setembro de 2010

Bullying será tema de projeto do Proerd em escolas de MS

Com o objetivo de reduzir e orientar sobre os danos causados pelo bullying nas escolas, o Programa Educacional de Resistência às Drogas de Mato Grosso do Sul (Proerd/MS) está trabalhando desde o 2º semestre de 2009 com atividades e projetos de orientação sobre a violência nas escolas. O Proerd é um programa social realizado pela Polícia Militar em todos os Estados do Brasil e acompanha as escolas desde 1997.

Para o coordenador do Proerd/MS, coronel Oscar Rodrigues, umas das ações a serem implementadas nas escolas será um programa de orientação para professores e alunos. “Em visita recente aos Estados Unidos, participei de cursos específicos sobre bullying. Uma das medidas apresentadas para o enfrentamento a este tipo de violência nas escolas foi a criação de comissões de prevenção. Temos o projeto de levar até as escolas do Estado, orientações sobre como lidar com o bullying. Para isso, uma das sugestões a serem apresentadas pelo Proerd, será a criação de um centro de prevenção formado por professores e funcionários da escola. Com esses centros, será feita inicialmente uma apresentação sobre o tema, e em seguida fazer com que o aluno, ao presenciar uma situação de bullying, denuncie para esta comissão” diz o coronel.


De acordo com o coronel Oscar Rodrigues, o projeto entrará em ação após uma reunião com todos os diretores e funcionários das escolas atendidas pelo Proerd em Mato Grosso do Sul. “Com essa reunião, teremos uma ação mais intensiva de prevenção ao bullying. Anteriormente, realizávamos palestras para prevenção. A previsão é de até outubro ou novembro para que façamos a reunião e dessa forma, seja apresentadas as sugestões para enfrentamento ao bullying, em seguida seja criada a comissão de cada escola”, afirma o coordenador.

O Proerd é baseado no programa americano D.A.R.E (Drugs Abuse Resistence Education), que disponibiliza materiais educacionais de prevenção à violência e uso de drogas. Entre os materiais estão cartilhas com orientações sobre o bullying. “O bullying é um tipo de violência de difícil percepção, sendo rotineiramente confundido com outras brincadeiras. O D.A.R.E nos dá ferramentas para poder detectar este tipo de violência contando com a participação dos alunos professores e até dos pais. Anualmente os coordenadores do Proerd de cada Estado do Brasil participam de orientações sobre violência, em que o bullying está incluído”, afirma o coronel.

Bullying

O Bullying abrange todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de bullying possíveis, temos algumas ações que podem estar presentes: colocar apelidos; ofender; zoar; gozar; encarnar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; excluir; isolar; ignorar; intimidar; perseguir; assediar; aterrorizar; amedrontar; tiranizar; dominar.

Fonte: MS Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário