sábado, 18 de setembro de 2010

Escola é principal preocupação de candidatos a deputado mirim



Abrir consultórios dentários em escola públicas e coibir a prática de violência física ou psicológica contra colegas, seja nas salas de aula ou na internet (bullying virtual). Esses são alguns dos 857 projetos de lei apresentados por crianças de todo o País que se candidatam a uma vaga na Câmara Mirim – a principal preocupação dos candidatos é a escola, tema de 24% das propostas.

O evento vai simular uma sessão parlamentar na Câmara dos Deputados, em 21 de outubro. Os três melhores projetos serão selecionados por uma equipe de consultores da Câmara e os autores virão a Brasília para defendê-los no Plenário. Participam alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

Depois da escola, os temas que receberam mais atenção das crianças, a apresentação dos projetos, foram meio ambiente (16%), família e assistência social (11%) e tratamento de lixo e reciclagem (9%) - veja tabela.

No detalhamento dos projetos, as crianças mostraram que as ideias têm grande relação com a sua realidade. Problemas como o transporte de alunos para escolas rurais e a qualidade da merenda escolar estão presentes.

Também não ficaram de fora temas polêmicos, entre eles a descriminação do aborto, a diminuição da maioridade penal para 16 anos e a proibição do uso de cigarros em locais públicos. (Informações da Agência Senado)

Fonte: Jornal O Girassol

Nenhum comentário:

Postar um comentário