segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Bruno diz que foi vítima de bullying por ser 'baixinho'

    Silvio Barsetti
    Correspondente no Rio de Janeiro (RJ)


     - TERRA

    Campeão olímpico em dupla com Alison Cerutti numa noite histórica para o vôlei de praia do Brasil, Bruno Schmidt teve de trabalhar em duas frentes para se tornar um medalhista de ouro. As atividades técnicas, a fim de aprimorar os fundamentos do esporte, eram obrigatórias e necessárias. Mas havia outro ponto fundamental. Vencer os preconceitos por causa de sua estatura, 1m85, considerada baixa para a prática do vôlei de praia.


    Vítima de bullying inúmeras vezes, teve de contar com o apoio dos mais próximos para seguir caminho. Nunca desistiu de ir adiante por acreditar que o talento poderia suprir eventuais dificuldades.
    Bruno Schmidt diz que está há várias noites sem dormir direito
    Bruno Schmidt diz que está há várias noites sem dormir direito
    Foto: Silvio Barsetti / Especial para Terra
    "Sempre tive de me confrontar com essas situações. Não foi fácil.  Eu sabia que estava fora dos padrões. Então, para chegar aqui, eu tive de passar por cima de muitos problemas não relacionados propriamente ao jogo em si. Eu afastei fantasmas e cresci e me encantei com o vôlei de praia por ele ser um esporte democrático."
    Muito sereno, embora esteja há vários noites sem dormir,  Bruno acredita que sua conquista pode encerrar ou minimizar as polêmicas em razão do tamanho dos atletas da modalidade.
    Alison (o mais alto) e Bruno com a comissão técnica do vôlei de praia, ouro nos Jogos do Rio
    Alison (o mais alto) e Bruno com a comissão técnica do vôlei de praia, ouro nos Jogos do Rio
    Foto: Silvio Barsetti / Especial para Terra
    "Eu ouvi a vida toda criticas por isso. Vejo agora que esse bullying está acabando no vôlei de praia. Na nova geração,  há atletas se destacando pelo talento e não por que são gigantes. E todos jogando de igual para igual."
    Durante entrevista na manhã desta sexta, na casa Time Brasil, na Barra da Tijuca, ele falou também do respeito e admiração pelo tio, o ex-craque de basquete Oscar Schmidt, e reclamou contra os horários dos jogos na Olimpíada do Rio.  "Vôlei de praia combina com sol, tem de ser de dia. Agora, posso falar, já acabou."
    Ao seu lado, Alison apoiava as respostas do parceiro e comparou à relação dos dois a um casamento.  "A gente sabe qual o tipo de roupa que o outro gosta, os horários e hábitos de cada um, a comida preferida. Tem que ser assim pra dar certo."
    A dupla ganhou a medalha de ouro nos primeiros minutos desta sexta, ao derrotar os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0, na Arena de Copacabana.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário