segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Professores recebem orientação contra prrática de Bullying nas escolas acreanas

RIO BRANCO - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou uma cartilha voltada para as escolas acreanas com o objetivo de orientar os professores como agir diante de uma situação de bullying. Algumas escolas acreanas se anteciparam às autoridades e já trabalham com medidas preventivas dentro das salas de aula.

A escola infantil ABC promoveu uma ampla divulgação sobre o assunto. A iniciativa começou com as professoras Soraia Araújo e Doris Cristina. Tivemos um caso de bullying nas dependências da escola, e diante dessa situação tivemos que buscar orientação de como agirá, explicou Soraia. Logo em seguida o assunto foi abordado com os alunos. Tivemos que adaptar a mensagem à idade deles ressaltou Doris.

O bullying, por defini��o, � comportamento agressivo no �mbito escolar, praticado tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de viol�ncia (f�sica ou n�o) ocorrem de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de evitar as agress�es sofridas. As v�timas sofrem com as conseq��ncias durante toda a vida.

As professoras afirmam que a partir da campanha �Bullying: Diga N�o � Viol�ncia� as crian�as j� conhecem as formas de discrimina��o. Elas tamb�m s�o orientadas a n�o fazerem nada de prejudicial a outras crian�as.

Comportamento

De acordo com a psic�loga Sheila Drumond, � necess�rio que os pais tenham sempre um di�logo aberto com os filhos. �As crian�as precisam ter um porto seguro, algu�m em quem elas possam confiar e assim elas expressam melhor o que sentem, principalmente o que as incomoda�, explicou.

E ao primeiro sinal de mudan�a de comportamento os pais devem procurar atendimento especializado. As mudan�as podem ocorrer desde as crian�as menores at� os adolescentes.

As crian�as v�timas de bullying mudam o comportamento, se tornam mais retra�das, ficam dependentes, n�o conseguem dormir e n�o falam sobre o assunto. J� os adolescentes podem apresentar estado depressivo ou demonstrar agressividade.

Al�m de chorarem bastante e muitas vezes escondidas. �� dif�cil para eles mostrarem o lado de fraqueza para outras pessoas ou mesmo para os pr�prios pais�, explicou Sheila.

Uma das formas mais agressivas de bullying, que ganha cada vez mais espa�os sem fronteiras � o ciberbullying ou bullying virtual. Os ataques ocorrem por meio de ferramentas tecnol�gicas como celulares, filmadoras, m�quinas fotogr�ficas, internet e seus recursos (e-mails, sites de relacionamentos, v�deos).

Fonte: Amazônia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário