sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Colégio Delta recebe palestra de Trânsito e Bullying em Fátima do Sul

Rogério Sanches / Fátima News

Foto: Rogério Sanches / Fátima News
Policiais Joseval e Rogério com diretora do Delta Marta Bonini
Policiais Joseval e Rogério com diretora do Delta Marta Bonini
Policiais do 16º BPM realizaram na última semana palestras sobre o uso do cinto de segurança e da cadeirinha com os alunos da educação infantil do Colégio Delta - Centro Educacional de Fátima do Sul. Foi realizado um trabalho referente à semana nacional do trânsito onde as crianças assistiram a vídeos educativos e participaram com questionamentos e experiências pessoais que, mesmo com pouca idade, já vivenciaram no trânsito.
O trânsito é a maior causa de morte entre crianças de 0 à 14 anos de idade no Brasil, conforme pesquisa realizada em 2008. É importante esse contato com a polícia, pois os alunos puderam evidenciar que o ponto forte da segurança não está na repressão e sim em salvar vidas, participando do trânsito de forma consciente e correta.
As crianças foram orientadas a sempre obedecerem o que os pais mandam, a usarem a cadeirinha no banco de trás do carro e também a fiscalizar o uso do cinto de segurança pelos pais e adultos.
Bullying
Na ultima semana o policiais também fizeram uma palestras sobre o Bullying com os alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Delta. O Bullying escolar se resume em insultos, intimidações, apelidos constrangedores, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuações em grupo que hostilizam e ridicularizam a vida de outros alunos, levando-os à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, danos na aprendizagem (FANTE, 2005).
Visando combater esse mal, o Comando do 16º BPM tem procurado através de palestras, orientar os alunos, que em sua grande maioria são a “platéia” nos casos de Bullying escolar, a combaterem esse mal que assola a vida de muitas crianças e adolescente das nossas Escolas. Além dos danos físicos e psíquicos, essas ações maldosas podem levar alunos a terem queda no rendimento escolar e em casos mais graves, o suicídio e homicídio. Esta série de palestras tem sido aplicadas em todas as Escolas do Município de Fátima do Sul em parceria com as Escolas.

Fonte: Fátima News

Nenhum comentário:

Postar um comentário